Menu

A Energia Solar é um assunto cada vez mais popular no Brasil, uma vez que a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) anunciou que 90% de seu público entrevistado já reconhecia que a geração de energia através de instalações fotovoltaicas era a melhor opção quando se trata de economia com conta de energia.

Mas, é importante observar que essa opinião ainda não é unânime, e precisa ser propagada para atingir públicos que desconfiam ou pouco sabem sobre Energia Solar. Por isso, queremos propor hoje um “FAQ” (Perguntas Frequentes) a respeito do tema. 

Então, se você chegou aqui com dúvidas sobre Energia Solar, continue a leitura para podermos esclarecê-las.

1- Energia Solar é cara?

Não. A instalação de módulos fotovoltaicos deve ser vista como um investimento, e, a partir disso, perde-se a ideia de “caro”.

Quando você investe, de fato, em algo, você espera um retorno igual ou superior. Um sistema de geração de Energia Solar proporciona isso com uma segurança acima de outras formas de investimento no mercado, por meio de reduções significativas nas contas de energia por no mínimo 25 anos.

Então, quando falamos de energia solar, falamos de um investimento que dá resultado, e,

sem dúvidas estamos falando de algo que não é caro, e que se paga com o tempo. O retorno por investimento, inclusive, chamamos de payback, e convidamos para você ler mais sobre em nossa publicação sobre o tema.

2- Quando que vou começar a ver economia na conta de energia com painéis solares?

A partir do momento em que a instalação for ativada junto a concessionária. No melhor dos cenários (que é bastante comum), a fatura seguinte ao término das etapas de ativação já vem com uma diferença que já satisfaz o cliente.

Isso ocorre porque os módulos fotovoltaicos começam a captar e produzir Energia Solar de imediato, e comprovam isso na queda do consumo de eletricidade proveniente da concessionária.

3- Vou conseguir zerar minha conta de energia com Energia Solar?

Não. Apesar de ser o sonho de muitos, existem taxas obrigatórias aplicadas pela concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica à sua propriedade.

No entanto, uma instalação de alta eficiência e grande potencial de geração de Energia Solar, que pode resultar em uma economia acima de 90% do seu consumo. O que será cobrado na conta de luz será a tributação e o consumo de eletricidade da rede, quando não há excesso de geração ou créditos disponíveis para abater na fatura.

4- Preciso me preocupar com manutenção e limpeza das placas de Energia Solar?

Sim. Primeiro, as placas fotovoltaicas exigem baixa manutenção, mas, é extremamente importante manutenções periódicas, isso para garantir que o sistema fotovoltaico esteja em perfeitas condições de geração de energia. 

Segundo, quanto à limpeza, os módulos fotovoltaicos ficam sujeitos à exposição de alguns elementos, como por exemplo: poeira e maresia. Para que esses elementos não atrapalhem a capacidade de geração de energia fotovoltaica, os sistemas precisam de limpezas periódicas para garantir a eficiência energética desejada.

5- Quanto tempo dura um painel solar?

O painel solar tem garantia de funcionamento de 25 anos. Porém, os sistemas fotovoltaicos, podem durar até 40 anos, de acordo com o site Portal Solar.

6- É possível gerar Energia Solar em dias nublados?

Sim. Mesmo quando o tempo está encoberto existe radiação a partir dos raios de Sol, captados pelos módulos fotovoltaicos para produzir Energia Solar. Obviamente, a eficiência energética é inferior quando comparada com dias de céu aberto.

Inclusive, elaboramos mais sobre o tema em nossa publicação “Energia solar para de funcionar durante a chuva?”.

7- Por que a energia fotovoltaica não é poluente?

Porque ela produz uma energia limpa, ou seja, para sua produção não se utiliza nenhum tipo de combustível fóssil, e com isso não gera nenhum tipo de resíduo do processo como por exemplo: a emissão de CO² .

Inclusive, temos muitos outros Benefícios da Energia Solar para a natureza, que reforçam o posicionamento sustentável e eco amigável que esse tipo de energia assume no mundo moderno.

8- Eu moro em apartamento, posso ter placas solares?

Em partes, sim. Para instalar módulos fotovoltaicos é preciso uma boa área externa, por isso, o mais comum é o sistema fotovoltaico ser utilizado para todo o prédio ou condomínio.

A vantagem de efetuar uma instalação para todos os moradores do edifício é a redução do impacto do investimento para instalação, podendo ser pulverizado na taxa de condomínio. O custo-benefício fica superior e todos saem ganhando.

9- Como vou saber quantos painéis vou precisar para gerar Energia Solar para mim?

Essa resposta só podemos dar após conhecermos as necessidades e a situação do cliente. Não é possível estabelecer uma resposta padrão de quantos módulos são necessários para ter uma produção satisfatória de Energia Solar, pois isso varia de propriedade para propriedade.

Por exemplo, um projeto fotovoltaico com 8 módulos pode gerar economia aproximada de

R$ 300,00 mensais na conta de energia. 

Tudo depende da necessidade energética do cliente, da radiação solar sobre o local onde será instalado o sistema, a orientação e tipo do telhado.

10- Energia Solar vale a pena?

Essa é a que respondemos com mais facilidade até aqui, e imaginamos que, depois dessas 9 respostas você irá concordar: SIM, vale a pena!

Investir em Energia Solar é seguro, sustentável e um acerto para a sua economia hoje e no futuro.

Agora que suas dúvidas foram esclarecidas, te convidamos para continuar essa conversa e podermos descobrir mais sobre como a Reevisa pode te ajudar a economizar mais com Energia Solar. Afinal, se você quer investir e ter o melhor em sua propriedade, conte com quem é autoridade de verdade. Conte com a Reevisa!