Menu

A eficiência energética do sistema fotovoltaico está diretamente relacionada aos painéis solares. Você pode adquirir os melhores painéis do mundo, mas se na hora da instalação não forem observados alguns fatores, o sistema não aproveitará toda a sua capacidade de produzir energia.

Por isso, conheça a seguir os principais elementos que têm influência direta na quantidade de eletricidade gerada pela sua energia solar.

1. A incidência solar é uma importante influência na produção de energia

Mesmo que a incidência solar seja algo vindo da natureza e em abundância, a eficiência energética dos painéis variam de acordo com o material de composição, tecnologia empregado no painel e a posição esteja correta.

Por isso, é necessário que os painéis fotovoltaicos sejam de boa qualidade e que estejam bem posicionados, de modo a garantir o máximo de tempo de exposição à luz solar.

Na prática, isso significa duas coisas: saber em qual direção instalar os painéis e qual a melhor inclinação que eles precisam ter. Aqui no Brasil, por exemplo, o ideal é que eles sejam direcionados ao norte.

2. Evitar áreas de sombreamento também contribui para a eficiência energética

Já explicamos aqui no blog sobre o quanto o fenômeno do sombreamento interfere na eficiência energética do sistema fotovoltaico. A explicação é simples: se uma pequena célula solar estiver na sombra, todo o painel é afetado pela baixa produção de energia. Isso porque essa célula afetada passa a funcionar como uma resistência, limitando a passagem da corrente elétrica para as demais células do painel, gerando pontos quentes que podem até queimá-los.

É importante dizer que o mercado já está atento quanto a isso e hoje temos à disposição painéis solares que minimizam esses danos (como por exemplo, painéis com tecnologia Half-Cell) – mas de forma geral, a empresa que instalará o sistema precisa ficar atenta na hora de posicionar os painéis.

3. A temperatura dos painéis interfere na eficiência energética

Muitas pessoas acreditam que a energia solar funciona melhor em dias muito quentes, com muito calor. Mas, na verdade, o sistema funciona com a luz do Sol – e não pelo calor gerado por ele. Por isso é que nas regiões mais frias a energia solar funciona muito bem, já que os painéis não aquecem tanto e, por isso, não perdem energia para o calor.

A temperatura do ambiente também está diretamente relacionada à temperatura dos próprios painéis e aqui precisamos ficar atentos.
Os painéis solares não podem esquentar, ou seja, não podem acumular calor. Eles já são feitos com materiais que minimizam esses efeitos de altas temperaturas, mas a dica é analisar o coeficiente de temperatura ao escolher o seu painel.

Esse coeficiente de temperatura indica o comportamento de perdas – e o ideal é que ele fique em um número próximo do zero. Quanto mais próximo do zero, maior é a eficiência dele, gerando mais energia.

4. A manutenção do sistema fotovoltaico também influencia na eficiência energética

Uma das grandes vantagens da energia solar é a sua manutenção simples e econômica. E esse é um ponto que favorece a eficiência energética do seu sistema.

Faz parte da manutenção preventiva a limpeza periódica dos painéis a cada 6 ou 12 meses. Isso porque quando eles acumulam muita poeira e sujeira, a eficiência energética diminui, já que a luz do Sol penetra com mais dificuldade nas células.

Por isso, fique sempre atento e realize a manutenção preventiva em todos o seu sistema – não apenas nos painéis, mas nos demais componentes, para avaliar se tudo está funcionando corretamente.

5. Tolerância e compatibilidade elétrica também influenciam na eficiência energética

Todo o sistema de energia solar vem com as especificações técnicas que são necessárias para o bom funcionamento. Uma dessas especificações é chamada de tolerância de fabricação, que indica a tolerância esperada para alterações na potência do painel, que compreendem geralmente valores acima de zero.

Essas especificações garantem que o sistema não será afetado negativamente por problemas de fabricação dos painéis fotovoltaicos.
Bom, esses foram os principais elementos que influenciam na eficiência energética do sistema fotovoltaico. Por isso é tão importante contar com uma empresa especializada e que tenha conhecimento sobre esse assunto.

No próximo post, vamos esclarecer outra dúvida muito comum entre quem já possui ou pretende instalar energia solar: Como proteger o sistema fotovoltaico das descargas elétricas?