As empresas sustentáveis têm se mostrado como a preferência de muitos consumidores. Inúmeras pesquisas comprovam isso.
De acordo com dados de uma pesquisa de 2019 realizada pela Union + Webster, 87% dos brasileiros entrevistados afirmaram a preferência em comprar de empresas sustentáveis; além disso, 70% deles afirmou que não se importariam em pagar um valor um pouco acima por conta disso.
Para ser classificada como sustentável, uma empresa precisa adotar um conjunto de ações em três esferas: econômica, social e ambiental. Isso significa ter processos conscientes e atitudes éticas, pensando tanto no meio ambiente quanto na sociedade em geral.
Portanto, confira a seguir algumas dicas práticas para implementar ações sustentáveis em sua empresa:
Repense e gerencie os resíduos da empresa
Empresas sustentáveis precisam repensar seus processos produtivos, de modo a evitar desperdícios e a geração de muitos resíduos.
Analise itens, como:
- Será que alguns materiais podem ser substituídos por outros mais ambientalmente corretos?
- Existe uma política de diminuição do uso de plástico na empresa (como os copos)?
- Como é feita a separação dos resíduos?
Vale a pena fazer parcerias com empresas de reciclagem para a destinação correta dos materiais que podem ser reciclados e reaproveitados.
Tenha parcerias com empresas sustentáveis
Empresas sustentáveis que se unem reforçam o cuidado com o meio ambiente e a sociedade em geral.
Por isso, procure fazer parcerias com fornecedores que também priorizem boas práticas ambientais.
Analise o que pode ser melhorado, desde a compra dos insumos até a forma de entrega dos produtos – uma embalagem biodegradável com etiqueta semente, por exemplo, tem sido muito utilizados pelas empresas sustentáveis.
Crie uma cultura sustentável dentro da empresa
É preciso envolver todos os funcionários nas tarefas que envolvem o uso racional dos recursos. Isso é importante para que todos percebam que são as atitudes individuais que influenciam nos resultados.
Por isso, engaje o seu time para que todos façam a sua parte e tenham uma mentalidade colaborativa. Essa é uma importante maneira de estreitar o relacionamento com seus funcionários e que haja um ambiente de respeito mútuo.
Crie projetos que beneficiam a comunidade do entorno
Empresas sustentáveis também se preocupam com as questões socioambientais da comunidade.
Vale a pena criar campanhas de solidariedade e também eventos em prol do meio ambiente – como, por exemplo, retirar o lixo das margens do rio, promover o plantio de árvores, doações para famílias carentes e instituições de caridade, além de outras medidas, conscientizando as pessoas a se engajarem nessas questões para melhorarem a própria qualidade de vida da região.
Torne a comunicação da empresa mais transparente
Empresas sustentáveis também prezam pela transparência de seus processos. Elas se preocupam com o impacto social que podem causar.
Por isso, ela não tem receio de mostrar os resultados de seus trabalhos aos envolvidos, e como eles são monitorados e realizados. Empresas sustentáveis têm orgulho do que fazem.
Na prática, você pode disponibilizar aos seus clientes e público em geral os resultados das ações sustentáveis realizadas durante o ano. Isso fortalece o marketing verde da empresa e aumenta o valor da sua marca, gerando mais credibilidade.
Confira se a infraestrutura da sua empresa está ambientalmente correta
Por fim, empresas sustentáveis criam um ambiente interno também sustentável.
- Como está a infraestrutura da empresa?
- Existem problemas que precisam ser consertados, como vazamento de água, instalações mal feitas, ar-condicionado sem manutenção?
- Existe a priorização da luz natural?
- As lâmpadas são econômicas?
- Os equipamentos são econômicos?
Reparar esses problemas ajuda o meio ambiente e também o próprio caixa da empresa. Outra medida a ser adotada e que pode reduzir até 95% da conta de luz é o investimento em energia solar.
A energia solar é proveniente de uma fonte limpa e renovável de energia (o Sol), e proporciona o uso dos equipamentos eletroeletrônicos da empresa mais racionais e sustentáveis.
Além disso, se a sua empresa produzir mais eletricidade do que consumir, o excedente é injetado na rede pública e você pode utilizá-lo como crédito para abater nas próximas contas, economizando ainda mais.
Quer saber mais? Então confira no próximo post os 5 benefícios da instalação de energia solar em sua empresa.