Você sabe quais são os maiores vilões da conta de energia elétrica em casa? Pode ser difícil, de primeiro momento, identificá-los. Mas é essencial para você que deseja economizar dinheiro e ainda ter um consumo mais consciente. 

Desde os aparelhos que ficam em stand-by até os dispositivos de alta potência, cada lar tem suas próprias fontes de desperdício de energia.

Em janeiro de 2023, o consumo nacional de energia elétrica foi de 42.837 GWh, crescimento de 0,6% em comparação com mesmo mês de 2022, conforme pesquisa da Empresa de Pesquisa Energética. 

Vamos explorar alguns dos itens que mais gastam energia elétrica em casa e como você pode reduzir o seu impacto:

1. Ar-condicionado

O aparelho que você mais deve ficar atento é o ar-condicionado, especialmente no verão, em altas temperaturas. 

Portanto, em situação de climas extremos, ajuste a temperatura para níveis confortáveis e mantenha as portas e janelas bem vedadas para evitar perdas de calor ou frio.

2. Geladeira e Freezer

Apesar de não ser possível desligar tais equipamentos por períodos, certifique-se de que as vedações estejam em boas condições e evite abrir as portas desnecessariamente. Isso certamente auxiliará na economia de energia elétrica. 

3. Chuveiro Elétrico

Outro aparelho que pode ser vilão da conta de energia elétrica é o chuveiro. Se mal utilizado, possui um alto consumo, sendo que pode chegar até 88kHW com uso diário de 32 minutos. 

 

Portanto, desligue o chuveiro quando não estiver utilizando, especialmente quando estiver ensaboando o corpo ou o cabelo, por exemplo. 

4. Eletrônicos

Televisores, Computadores e Consoles de Jogos: 

Mesmo em modo stand-by, esses aparelhos consomem energia. Desligue completamente os dispositivos quando não estiverem em uso ou utilize tomadas inteligentes para cortar o fornecimento de energia.

Carregadores de Dispositivos Eletrônicos: 

Mesmo quando não estão carregando nada, os carregadores continuam a consumir energia quando estão conectados. Desconecte-os da tomada quando não estiverem em uso.

Dicas gerais para reduzir o consumo de energia elétrica

  • Realize uma análise em sua casa para identificar áreas de desperdício;
  • Invista em eletrodomésticos e eletrônicos com classificação energética A ou superior;
  • Desconecte aparelhos da tomada quando não estiverem em uso por longos períodos;
  • Utilize temporizadores ou sensores de movimento para controlar a iluminação;
  • Adote hábitos de economia de energia, como lavar roupas em água fria e desligar o aquecedor de água quando estiver fora de casa por períodos prolongados.

Economize com energia solar 

É possível economizar até 90% na fatura de energia elétrica através dos sistemas fotovoltaicos. 

💡Leia também: Estudos que demonstram a importância da energia solar

Além de ser uma fonte limpa e renovável, contribuindo com a sustentabilidade, o que traz também benefícios fiscais.

Então, invista em energia solar e não espere mais para ter ainda mais economia no seu lar! Entre em contato com a Reevisa para fazer um orçamento, basta clicar no botão do Whatsapp abaixo. 

Estamos chegando ao final desse conteúdo, e gostaríamos de saber se você gostou de saber dos itens que mais gastam energia elétrica em casa.

Siga a Reevisa no Instagram e Youtube, e fique por dentro das novidades envolvendo a energia solar. 

 

Até breve!