Menu

Incluir a energia solar em projetos arquitetônicos certamente é uma ótima relação custo-benefício.

Afinal, estamos falando de um sistema que além de valorizar o imóvel, faz com que haja uma economia de até 95% na conta de luz – e tudo isso vindo de uma fonte renovável de energia.

Por isso, vamos entender melhor sobre esse tema e conferir algumas dicas para arquitetos e proprietários de imóveis.

Por que incluir a energia solar no projeto arquitetônico? O ponto de vista do profissional

A energia solar pode ser incluída em projetos arquitetônicos tanto residenciais, quanto comerciais e industriais. E o melhor, todos se beneficiam.

Sabemos que hoje em dia, os clientes querem – e precisam – economizar ao máximo em suas construções e reformas, mas sem perder a qualidade do projeto.

Por isso, o profissional que não se preocupa somente com a parte estética, mas também valoriza uma construção mais sustentável e econômica, é mais valorizado no mercado.

Aliás, falando sobre a parte estética, outra grande vantagem de já incluir os painéis solares no projeto é que o profissional vai saber valorizar ainda mais esses produtos, seja no telhado, no terreno ou em outros locais.

Os painéis podem ser implementados em conjunto com outros materiais valorizados na arquitetura, como o metal, o vidro, além de superfícies semitransparentes ou totalmente opacas. O mercado fotovoltaico tem se expandido para oferecer soluções que se encaixam em diferentes perfis.

Outra vantagem é a obtenção de certificações sustentáveis, que está se tornando comum nas construções de edifícios e residências. Isso eleva o projeto arquitetônico a outro patamar, valorizando ainda mais o empreendimento.

Leia também: Como funciona a energia solar em projetos de motorhome.

Por que incluir a energia solar no projeto arquitetônico? O ponto de vista do cliente

A energia solar é um verdadeiro investimento com retorno garantido para pessoas físicas e jurídicas.

Além da valorização do imóvel, a economia se dá na produção da própria energia que alimentará o imóvel, o que te livra dos constantes aumentos da tarifa de eletricidade do nosso país. Como dissemos, é possível diminuir até 95% na conta de luz.

Além disso, investir em energia solar não te impede de continuar acessando os serviços da concessionária da sua região, caso haja necessidade.

No sistema On Grid, a sua energia fotovoltaica é ligada à concessionária e sempre que o sistema produzir mais eletricidade do que o imóvel utilizou, o excedente é injetado na rede e você fica com créditos em kWh (quilowatt-hora) para serem utilizados em até 60 meses. Isso se chama Net Metering.

Em projetos arquitetônicos comerciais, outra grande vantagem de incluir a energia solar é o marketing verde que pode ser feito, atraindo mais clientes que levam em conta atitudes sustentáveis para consumirem as marcas.

Além disso, é possível se unir a outros empresários da região para que, juntos, haja um único projeto de energia solar para abastecer os diferentes imóveis. Economia, sustentabilidade e fortalecimento dos negócios locais.

Dicas e cuidados na hora de incluir a energia solar no projeto arquitetônico

  • Os arquitetos e engenheiros precisam se atentar em construir o projeto levando em consideração as áreas de sombreamento que incidem nos locais de instalação dos painéis.
  • O projeto arquitetônico também precisa considerar a facilidade de acesso aos painéis solares, pois eles requerem limpeza e manutenção.
  • O inversor – equipamento responsável por transformar a corrente gerada pela luz solar que incide nos painéis em eletricidade própria para imóvel – precisa ser instalado em um local protegido e ventilado. Ele não precisa ficar tão aparente no imóvel, mas precisa ficar seguro.
  • É importante contar com uma empresa certificada e experiente na elaboração de projetos de energia solar. Unindo às duas expertises – projeto arquitetônico e projeto solar – o resultado final será mais seguro e econômico para o cliente.

Se você é cliente, arquiteto ou engenheiro responsável pela elaboração de projetos de construção e reforma, a equipe da Reevisa Energia Solar pode te ajudar a incluir as melhores soluções nessa área.

Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.