Menu

Muitas pessoas tem dúvidas quando o assunto é energia solar fotovoltaica e energia solar térmica. Quais as diferenças dos dois? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? O assunto está em evidência e por isso é importante que você entenda a diferença entre o sistema de aquecimento e o sistema fotovoltaico.

Para nós, pode parecer simples, afinal, somos autoridade no assunto, e justamente por isso, nada melhor que nós explicarmos os pormenores que diferenciam a geração fotovoltaica e a térmica.

O que é Energia Solar Fotovoltaica

Muito falamos em módulos e painéis fotovoltaicos, que é a base da tecnologia que utilizamos para gerar Energia Solar aqui na Reevisa. Estes equipamentos contém células de silício e, através dos inversores, transformam a energia produzida a partir da exposição solar em corrente elétrica.

Dessa forma, a Energia Solar pode alimentar qualquer tipo de equipamento eletrônico, desde carregadores de celular até um sistema de ar-condicionado.

Um dos grandes benefícios da instalação de módulos fotovoltaicos em uma propriedade é que esta é uma fonte renovável, limpa e sustentável de eletricidade, ajudando a diminuir drasticamente as despesas com energia e também a evitar a poluição do meio ambiente.

O que é Energia Solar Térmica

Diferente da tecnologia fotovoltaica, a térmica funciona através do aquecimento de fluidos que percorrem dutos que contornam as placas solares e ficam armazenados no boiler, um tanque térmico que mantém o fluido aquecido.

Esse fluido é utilizado para aquecer ambientes e a água da propriedade, seja para lavar as mãos, tomar banho ou operar atividades de finalidade industrial.

O resultado do uso da Energia Solar Térmica é uma redução em até 80% no consumo de eletricidade utilizada para aquecer a água nas propriedades, colaborando com a diminuição da conta de luz.

Quais as diferenças entre Energia Solar Térmica e Fotovoltaica

As semelhanças entre a Energia Solar Fotovoltaica e a Térmica você já deve ter notado: ajudam a diminuir a conta de luz mês a mês. E a diferença também fica evidente em três pontos.

A tecnologia nas duas formas de produção é diferente: enquanto a fotovoltaica utiliza a reação das células de silício contidas em seus painéis para produzir energia capaz de gerar eletricidade, a térmica capta a radiação solar para esquentar os fluidos que contornam as placas e utiliza para aquecer a água da propriedade.

Já a finalidade também é distinta: a Fotovoltaica preza por tornar a propriedade autossustentável, e reduzir o gasto com a utilização de eletricidade distribuída pela rede pública, enquanto a Térmica foca unicamente no aquecimento de água, e ajuda, indiretamente, a reduzir o consumo de eletricidade.

A instalação e os equipamentos podem ser semelhantes, mas também diferem. As distinções podem ser notadas por olhos mais atentos, como a presença dos dutos entre uma placa e outra em uma instalação de Energia Térmica, algo que não há em um sistema fotovoltaico.

Sim, você pode ter os dois em seu imóvel

Diferentes em alguns pontos, parecidos em outros, mas esses detalhes realmente não impedem que as duas instalações coexistam em uma propriedade. É possível sim ter produção de Energia Solar Fotovoltaica e Térmica em um mesmo imóvel.

Com a Térmica, praticamente não haverá utilização de eletricidade para aquecer a água, uma vez que o calor vem do aquecimento solar nas placas, e com a Fotovoltaica, o que for necessário utilizar de eletricidade será, prioritariamente, do autoconsumo proporcionado por essa instalação, e mesmo que venha da concessionária, ainda terá grandes descontos por conta dos créditos gerados no seu imóvel.

Após entender estes pontos, deixamos aberta a possibilidade de fazer as duas instalações em sua propriedade, conseguindo uma ótima economia futura ao contar com Energia Solar Fotovoltaica e Térmica para reduzir sua conta de luz. E caso você deseje instalar módulos e painéis fotovoltaicos, conte com quem é autoridade em Energia Solar. Conte com a Reevisa!