Menu

Existem várias etapas que fazem parte da instalação de energia solar, mesmo para os projetos mais simples até os mais complexos. E isso é bom.

Cada etapa precisa de conhecimento e estudo por parte da empresa de instalação – e o simples fato dela negligenciar algumas dessas etapas já é um sinal de alerta.

Estudo da região, análise do local de instalação, levantamento do perfil de consumo do imóvel, definição da potência a ser instalada…Não tem como deixar tudo isso a cargo de uma empresa duvidosa, não é mesmo?

Por isso, neste artigo nós vamos conversar sobre a importância de você saber escolher uma empresa especializada em energia solar, e, claro, dicas para tomar a melhor decisão.

A importância de escolher a empresa de energia solar

Não basta apenas ver um panfleto ou outra propaganda da empresa para ter certeza de que ela tem qualidade.

Estamos falando de um grande investimento e que precisa ser instalado corretamente para ter o retorno garantido – aliás, lembre-se que a energia solar pode fazer você economizar até 95% na conta mensal.

Instalar corretamente com uma boa empresa significa:

  • Evitar que o sistema tenha baixa eficiência: problemas como o sombreamento nos painéis, que diminuem a produção e causam outros problemas. Além das conexões elétricas mal feitas, que podem ser evitadas com um bom projeto de instalação.
  • Poder ter acesso à manutenção do sistema: a manutenção da energia solar é muito simples e barata, mas é preciso contar com uma boa equipe que ofereça esse serviço.
  • Evitar que os painéis se danifiquem: uma boa empresa de energia solar planeja e executa a correta fixação da estrutura, além de fornecer painéis de qualidade e certificação, que já preveem as diversas intempéries do tempo.

Dicas para escolher a empresa de instalação de energia solar

1. Verifique se a empresa tem um bom portfólio

Ao escolher a empresa que fará a instalação da sua energia solar, é fundamental que ela seja experiente, certo?

E para provar isso, ela precisa ter um portfólio de projetos concluídos para mostrar. Então, comece analisando a consolidação dessa empresa no mercado.

2. Teste o atendimento e tire dúvidas sobre o suporte

Todo projeto de energia solar tem a fase de pré-instalação, de instalação e o de pós-instalação. Como é o suporte e o atendimento em todas essas etapas? A equipe consegue explicar bem? Tirar todas as dúvidas?

Por isso, entre em contato pelos canais de atendimento da empresa e vá tirando as suas dúvidas, solicitando orçamento, etc., analisando sempre o tempo de resposta e a qualidade da conversa.

3. Procure saber quem é a equipe técnica responsável

Uma empresa de energia solar precisa ter profissionais especializados na área, reunindo conhecimento técnico e experiência prática. Isso é importante para a segurança da instalação do sistema.

Por isso, é importante você questionar sobre isso durante o atendimento, e, se possível, conversar com um representante técnico da empresa.

4. Conheça as marcas dos equipamentos de energia solar

Em se tratando de painéis solares, de inversores solares e demais itens, existem diferentes marcas de equipamentos no mercado.

Pergunte à empresa quais são essas marcas e faça você mesmo uma pesquisa sobre as referências delas. E, claro, tire todas as dúvidas que surgirem com a empresa.

5. Verifique a garantia do sistema de energia solar e se a empresa segue as normas da Aneel

Antes de escolher a melhor empresa de energia solar, é fundamental saber sobre a garantia. O que ela cobre? O que ela não cobre? Qual é a duração da garantia?

Além disso, empresa séria de energia respeita as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta essa área no Brasil.

6. Conheça as condições de pagamento do sistema fotovoltaico

Por fim, não considere apenas os aspectos técnicos da instalação. Uma boa empresa de energia solar também oferece boas condições de pagamento aos clientes.

E aqui não estamos falando do menor preço, mas de um preço justo tendo em vista todas as vantagens da energia solar. Aliás, existem várias linhas de financiamento bem interessantes que você também pode aderir. Verifique se a empresa também faz uma boa orientação nessa área.

Gostou das dicas? Então o próximo passo é simples: solicitar gratuitamente uma simulação com uma empresa que preenche todos esses requisitos – no caso, a Reevisa. Ajudamos você em todas as etapas de instalação e podemos tirar todas as suas dúvidas!