
Energia solar off-grid é um sistema de armazenamento para a energia elétrica gerada através de um sistema de captação da radiação do sol. A sua alternativa é a energia solar on-grid, da qual também falaremos a seguir para estabelecermos algumas diferenças importantes.
O objetivo deste texto é tirar algumas dúvidas e ajudar você a decidir se é uma boa escolha investir no off-grid, no on-grid, ou nos dois.
Como funciona a energia solar off-grid?
Em tradução livre, off-grid significa fora da grade, ou, para fazer mais sentido com o contexto, fora da rede. O motivo desse nome é que o sistema off-grid não faz ligação com a rede elétrica pública, mas sim com baterias especiais.
Essas baterias são diferentes das baterias convencionais, pois conseguem armazenar energia por bastante tempo e também descarregar totalmente em ciclos longos sem perder a capacidade. Assim, elas são ideais para o sistema off-grid, que precisa armazenar e fornecer energia com bastante frequência.
Logo, caso o sistema produza mais do que o que o imóvel consome, a produção extra é armazenada nas baterias para uso futuro. O tempo que a bateria consegue manter o armazenamento de toda a energia depende do tipo e da qualidade da bateria. Hoje, as baterias de lítio são as mais eficientes para o sistema off-grid.
Ainda existe mais um componente muito importante para o funcionamento da energia solar off-grid: o inversor elétrico. É esse equipamento que transforma a corrente contínua gerada pelos painéis solares em corrente alternada. Só depois dessa conversão é que as baterias podem armazenar a energia e os aparelhos elétricos poderão utilizá-la.
Quais as diferenças para o sistema on-grid?

Já o sistema on-grid (na grade/na rede) se liga diretamente à rede pública. Sem essa ligação e sem autorização da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, o sistema não pode funcionar.
Como o sistema está ligado à rede, caso a produção de energia seja maior do que o consumo, o excesso é transmitido à rede pública. Desse modo, o imóvel gera créditos que podem ser abatidos em futuras contas de luz do próprio imóvel ou de outro do mesmo titular.
No sistema on-grid o inversor também é necessário, pois a forma de captação da luz solar é a mesma: através dos painéis solares.
A configuração on-grid não permite o armazenamento de energia elétrica, por isso é preciso usar a rede elétrica convencional nos períodos em que a incidência solar não seja suficiente.
Formas vantajosas de utilizar o sistema off-grid
Uma das principais vantagens da energia solar off-grid é a independência total da rede pública. Caso o sistema consiga produzir mais energia do que consome, haverá o armazenamento para que você a utilize em outro momento.
Mais um detalhe muito interessante é que não há taxa mínima de conta de luz (custo de disponibilidade), pois o sistema de produção de energia é completamente autônomo.
Ainda, em regiões onde não há acesso à rede pública, ele é precário ou de má qualidade, o sistema off-grid pode ajudar muito. Com ele, o acesso à energia elétrica fica muito mais fácil.
Energia solar off-grid ou on-grid?
Colocando as características mais marcantes de ambos os sistemas lado a lado, fica mais fácil fazer uma comparação direta e chegar a uma conclusão. Para isso, elaboramos uma tabela para lhe ajudar na comparação:

Off-grid é a melhor escolha quando…
1. Você precisa de energia elétrica de qualidade em uma região onde é muito complicado ter acesso ao serviço da rede pública.
2. Precisa manter reserva elétrica para o caso de problemas de rede, caso em que o armazenamento em baterias pode salvar o dia.
3. Você tem um motorhome. O sistema off-grid tem apelo forte com os proprietários dessas casas móveis. Com o uso de energia solar não é preciso parar para recarregar.
Mas esses são apenas exemplos de situações em que a energia solar off-grid é a melhor opção. No entanto, há muitas outras ocasiões em que essa é a melhor solução.
Você sabia que a Reevisa trabalha com ambos os sistemas de energia solar? Se você quer economizar e ainda utilizar uma fonte de energia mais limpa, fale conosco!