Menu

Casa de dois andares com painéis solares instalados no telhado.

Ter um sistema de energia solar fotovoltaica instalada em um imóvel, seja ele rural, residencial urbano ou comercial, sem dúvidas agrega valor. Isso acontece por uma série de fatores, destes podemos destacar sustentabilidade, economia e novidade.

A tecnologia fotovoltaica, apesar de já ter se consolidado, ainda é vista como algo novo no Brasil. Desse modo, é um investimento que passa segurança e confiança a novos compradores.

No entanto, sustentabilidade e economia são ainda mais significativos para quem investe em um imóvel com energia solar instalada. Tanto que separamos um tópico específico para falar desses dois fatores a seguir.

Sustentabilidade e economia agregam valor

Casa com piscina e várias placas de energia solar instaladas nos telhados.

É impossível ignorar a importância da sustentabilidade e da preocupação com o meio ambiente hoje em dia. Em todos os setores, quem se preocupa com a natureza acaba sendo mais bem-visto, o que acaba sendo verdade mesmo no mercado imobiliário. Um imóvel que tem painéis solares instalados é um imóvel “do futuro”, preocupado com o nosso amanhã e do qual faz mais sentido fazer parte.

Além disso, em relação à economia o atrativo fica ainda mais interessante. Após a instalação da energia solar, uma propriedade pode economizar até 95% na conta de luz. Então, é fácil imaginar e entender a situação: é bem mais interessante pagar por um imóvel que praticamente não gasta com energia elétrica do que por um que tem uma conta de luz altíssima.

Mesmo que o imóvel com energia solar seja mais caro, ele é mais atrativo devido à sustentabilidade e à grande economia mensal. Essa é uma valorização que faz bastante diferença no valor de venda, como vários estudos já demonstraram.

Quanto a energia solar valoriza um imóvel?

A energia solar valoriza um imóvel bem mais do que a grande parte das melhorias e investimentos que podemos fazer em uma propriedade. Para se ter uma ideia, não é raro que o valor agregado passe das dezenas de milhares de reais.

No mercado norte-americano, segundo pesquisas de empresas especializadas, atualmente os imóveis valorizam em média 8%. Contudo, de acordo com a Green Build Council Brasil a valorização no mercado brasileiro pode chegar a 10%, isso supera muito o custo de instalação dos sistemas de energia fotovoltaica.

Por isso, a energia solar acaba sendo um investimento de retorno certo, que é extremamente vantajoso em múltiplos casos:

– Se quem custeou a instalação for utilizar a casa, o custo será pago em médio prazo pela própria produção de energia elétrica.

– Caso a propriedade seja vendida, o valor de mercado subirá muito e o poder de negociação do vendedor também aumentará.

– Ainda, se o objetivo for a locação, o imóvel também é mais atrativo pelos fatores de sustentabilidade, economia e novidade citados acima.

A energia solar valoriza imóveis comerciais?

Foto panorâmica de lavanderia com centenas de painéis solares instalados, com objetivo de mostrar como a energia solar valoriza uma propriedade.

As mesmas questões de valorização ligadas às propriedades de uma forma geral se aplicam aos imóveis comerciais. Porém, para estes a energia solar pode ser ainda mais benéfica, já que agrega responsabilidade social à marca.

Qual das duas opções soa melhor?

  1. Uma marca que não pensa nas consequências ambientais das suas atividades.
  2. Uma empresa que planeja suas ações de forma sustentável, pensando no futuro e no bem-estar social.

Só de ler as alternativas já fica claro que a empresa B faria muito mais sucesso, certo? Por isso não podemos desvincular as marcas de sua responsabilidade ambiental e social atualmente. Uma ideia colocada em prática pensando no futuro do planeta tem muito mais apelo e visibilidade.

Conhecendo o grande potencial econômico, ambiental e social da energia solar, fica evidente que você e sua propriedade só têm a ganhar com a instalação de painéis solares. 
Valorize eu imóvel e pare de se preocupar com o valor da conta de luz. Faça a instalação completa do seu sistema de energia fotovoltaica aqui com a Reevisa.