Neste artigo, vamos falar sobre um tema importante e até estratégico para o crescimento da sua empresa: o investimento em energia verde.
Integrar a sustentabilidade na rotina dos empreendimentos não é mais uma novidade; agora, é algo que tem sido cada vez mais prioritário por empresários mundo afora, incluindo o Brasil.
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das quase 40 mil empresas entrevistadas, 40% delas realizaram investimentos que resultaram em impactos ambientais positivos entre os anos de 2015 e 2017, sendo a energia renovável integrante da lista de realizações.
Por isso, entenda mais sobre o que é energia verde e quais são os benefícios que ela pode trazer ao seu empreendimento, independentemente do porte ou nicho de atuação!
O que é energia verde?
Energia verde é um tipo de energia que gera impactos mínimos sobre o meio ambiente, tanto em sua fonte de geração quanto em sua forma de produção e instalação.
Outras duas características que definem uma energia verde são:
- é uma energia proveniente de fontes renováveis e encontradas na natureza em uma escala de tempo humana (isso porque o carvão e o petróleo também são provenientes da natureza, mas levam milhões de anos para se renovarem, ao contrário do vento ou do Sol);
- é uma energia que é facilmente encontrada e instalada no mundo todo, incluindo em lugares remotos que não possuem eletricidade.
Além disso, a energia verde também precisa ser economicamente viável para a sociedade, sendo fonte limpa, geradora de economia e estímulo ao desenvolvimento social. A energia solar, por exemplo, já foi responsável pela criação de 180 mil empregos no Brasil desde 2012.
Portanto, são considerados tipos de energia verde:
- Energia solar: proveniente da luz do Sol;
- Energia eólica: proveniente da força dos ventos;
- Energia hídrica: proveniente da força das águas (aqui cabe uma ressalva: mesmo sendo uma fonte limpa, a construção de usinas hidrelétricas ainda pode gerar impactos socioambientais);
- Biomassa: proveniente da queima de materiais orgânicos, como bagaço de cana-de-açúcar, álcool, óleos vegetais, palha de arroz, madeira, etc.;
- Energia geotérmica: proveniente do calor interno da terra;
- Energia maremotriz: proveniente da força das ondas do mar.
Quais são as vantagens da energia verde na empresa?
Depois de entender o que é energia verde, vamos saber como ela, de fato, pode beneficiar as empresas.
Existem, pelo menos, três vantagens principais.
1. A energia verde estimula a cultura de inovação e preservação
Em primeiro lugar, empresa que investe em energia verde consequentemente investe na preservação do meio ambiente.
E mais do que isso: ela pensa a longo prazo na utilização consciente e sustentável dos recursos energéticos para manter sua produtividade também a longo prazo. Ou seja: ela pensa no presente, mas sem descuidar do futuro.
Além disso, cria-se dentro da empresa uma cultura de inovação, já que trabalhar por meio de uma energia limpa também estimula que outros hábitos sejam incorporados no ambiente corporativo, gerando criatividade e contínuo esforço por otimização.
2. A energia verde fortalece a marca no mercado
As pessoas tendem a valorizar marcas que levam a sério as questões sustentáveis. E, como sabemos, as pessoas não compram das empresas apenas pelo preço. Elas compram pelo valor que a marca tem para elas, o que inclui confiança, qualidade, atendimento, relacionamento com o cliente, etc.
A energia verde, portanto, é uma grande aliada nas ações de branding (gerenciamento da marca), ajudando a atrair o público que prioriza consumir de empresas que valorizam processos produtivos com impactos reduzidos.
3. A energia verde faz a empresa economizar
A energia verde gera um impacto bastante positivo nas finanças das empresas. Afinal, a utilização de tecnologias sustentáveis tornam os processos mais otimizados e inteligentes, evitando pequenos desperdícios que se transformam em grandes gastos.
A energia solar, por exemplo, pode fazer com que a empresa economize até 95% na conta mensal de luz. Imagine o que essa economia significa para estabelecimentos e escritórios que precisam utilizar equipamentos tecnológicos, climatização e outros aparatos para se manterem funcionando?
Como começar a investir em energia verde na empresa?
Comece mudando a forma como a energia elétrica é gerada em sua empresa. Ou seja, comece produzindo a própria energia por meio de uma fonte limpa e renovável, como é a energia solar.
A energia solar é um sistema que garante um retorno rápido se comparado ao tempo de vida útil do sistema: ele dura 25 anos em sua potência máxima de geração e pode chegar a 50 anos em potência reduzida.
Quer saber mais detalhes sobre como começar a investir em energia solar em sua empresa? Então fale agora mesmo com a equipe da Reevisa. Podemos te ajudar a simular o quanto de retorno (financeiro e socioambiental) você pode ter em seu negócio.