Menu

Você sabia que a energia solar para motorhome, trailer, kombi e outros veículos recreativos e de moradia, funciona perfeitamente e traz muita economia?

Muita gente acredita que o sistema fotovoltaico funciona apenas em telhados e terrenos e que não é possível instalar o sistema de outra maneira. Mas existe sim, já que essa tecnologia pode funcionar totalmente independente da rede pública de energia.

Por isso, entenda melhor sobre esse tema neste post!

Por que pensar em adotar energia solar no motorhome?

Bom, quem tem motorhome sabe que uma das principais preocupações é, sem dúvidas, a energia elétrica.

De forma geral, essa energia é obtida por meio de um sistema de baterias que funcionam interligados ao motor do veículo – então, o funcionamento se dá apenas quando o motor está ligado.

Além disso, também é possível obter energia utilizando-se tomadas no motorhome, que podem ser ligadas em locais de parada que tenham e que permitam o uso dessa energia externa.

Ou seja: por um lado, depende-se do funcionamento do motor (que faz você gastar mais combustível) e, por outro, você também fica dependente de encontrar pontos de paradas ou lugares em que é possível carregar a bateria.

E agora? É aí que entra a energia solar para motorhome!

Como funciona a energia solar?

A energia solar para motorhome funciona assim:

  • Um painel fotovoltaico é instalado no teto do veículo.
  • Esse painel solar, composto por células solares feitas de material semicondutor, capta a radiação solar e a transforma em corrente elétrica contínua.
  • Dentro do motorhome, um aparelho chamado inversor solar transforma essa corrente contínua em corrente elétrica alternada, que é a nossa eletricidade.
  • A eletricidade produzida é armazenada em baterias, permitindo que o sistema funcione mesmo durante a noite ou em dias com pouca incidência solar.
  • Também ocorre a instalação de outro equipamento chamado controlador de carga, instalado entre o painel e as baterias, protegendo essa bateria de uma sobrecarga.

Quais as vantagens da energia solar para automóvel?

A energia solar para motorhome traz uma série de benefícios. Conheça 4 deles:

1. A energia solar para motorhome fornece mais liberdade de movimento

Produzir a própria energia proveniente de uma fonte inesgotável certamente proporciona mais liberdade para você viajar e morar em seu motorhome.

Afinal, você pode escolher transitar por lugares mais remotos, que não possuem muitos pontos de tomada de energia e onde você precisará economizar no combustível.

Então, além da liberdade de roteiro de viagem, a energia solar também oferece mais segurança para você continuar utilizando eletricidade, mesmo nesses lugares.

2. A energia solar faz você economizar combustível

Essa é uma das grandes vantagens da energia solar para motorhome. Você não precisará mais utilizar baterias ligadas ao motor do veículo para que a energia funcione.

Com a energia solar, a sua bateria é ligada diretamente no sistema solar, funcionando de forma independente do motor.

Como resultado, você economiza os custos de combustível, já que o motor pode permanecer desligado com a energia solar. E com mais combustível no tanque, mais pé na estrada!

Aliás, temos até um case de sucesso aqui na Reevisa. Um dos nossos clientes de Porto Alegre (RS) instalou conosco um sistema de energia solar em seu motorhome.

O resultado foi um sistema com 48 horas de autonomia, e, ainda por cima, uma economia de R$ 750,00 de combustível por ano.

3. A energia solar para motorhome tem uma manutenção simples

A manutenção preventiva na energia solar para motorhome é muito simples: basta limpar o painel solar quando ele acumular poeira ou demais elementos (como folhas e fezes de pássaros, por exemplo) – aliás, em épocas de chuva, você nem precisa ter esse trabalho!

E se precisar, aqui na Reevisa temos pacotes de serviços de manutenção preventiva e corretiva, caso você prefira!

4. A energia solar para motorhome dura décadas

Por fim, saiba que a vida útil de um painel solar é de cerca de 25 anos produzindo energia na potência máxima. Mas o sistema pode chegar até 50 anos com potências mais reduzidas.

Tempo suficiente para você economizar bastante – e conhecer o mundo todo!

E então? Vamos conversar mais sobre isso? Se você tem um motorhome, trailer, ônibus ou outro veículo, podemos fazer um orçamento sem compromisso para você adotar a energia solar.

Entre em contato conosco preenchendo este formulário ou pelos demais endereços que estão na página.