Ao falarmos sobre investir em energia solar em 2021, muita gente pode pensar que seria arriscado. Afinal, ainda estamos vivendo tempos de pandemia, com sérias consequências também na economia do país.

Mas e se dissermos que esse investimento é uma excelente medida justamente de economia? Seja para o seu negócio, sua casa ou propriedade rural, confira a seguir por que você precisa considerar essa medida.

1. Investir em energia solar fará o seu negócio economizar muito

Em tempos de retomada das atividades, muitos empresários precisam se reinventar e encontrar maneiras de manter os custos baixos.

Ao investir em energia solar, saiba que a sua empresa pode economizar até 95% na conta de luz. Essa é realmente uma grande economia, principalmente para empreendimentos que precisam manter equipamentos eletroeletrônicos ligados permanentemente.

Além disso, quando o seu imóvel produzir mais energia solar do que foi utilizado no período, esse excedente pode ser injetado na rede pública de energia, retornando para o seu imóvel em forma de créditos para serem abatidos em outras faturas.

Isso se chama “sistema de compensação de energia” – ou Net Metering.

2. Investir em energia solar te liberta dos constantes aumentos das tarifas de energia

Não é mais surpresa para nós, brasileiros, as notícias sobre aumento das tarifas de energia, incluindo as bandeiras tarifárias. O preço do kWh (quilowatt-hora) realmente não é barato por aqui.

Esses aumentos ocorrem por diversos motivos; além da revisão tarifária tradicional, sempre que ocorrem mais gastos na eletricidade, eles são divididos entre as contas de luz dos brasileiros.

Ao investir em energia solar, você finalmente consegue ter noção do seu consumo, de fato, já que é possível acompanhar a produção em tempo real por meio de um aplicativo. E quanto mais potente for o seu sistema, mais você economiza e se livra desses aumentos.

3. Os custos da energia solar podem ser compartilhados com outros imóveis

Dentro da geração distribuída, existe uma modalidade que se chama “geração compartilhada”.

Isso significa que pessoas físicas, empresas e condomínios podem se reunir em consórcio ou cooperativa para dividirem os custos de um único projeto de energia solar.

Esse sistema poderá abastecer as unidades móveis inclusas dentro da mesma distribuidora de energia, fazendo com que todos economizem por meio de uma energia limpa e renovável.

4. Investir em energia solar permite que você continue desfrutando da eletricidade sem medo da conta de luz

Em épocas em que estamos mais dentro de casa por conta da pandemia, precisamos torná-la a mais confortável possível.

E sabemos que quanto mais ficamos em casa, mais os custos de eletricidade aumentam. Afinal, aparelhos como o ar-condicionado, o chuveiro elétrico e outros equipamentos são os responsáveis por boa parte da energia consumida nos imóveis.

Investir em energia solar proporciona maior tranquilidade e conforto para usufruir desses aparelhos sem se preocupar com a conta alta de luz no final do mês e de forma ambientalmente correta.

5. Investir em energia solar é bom para o marketing verde do seu negócio

O sistema fotovoltaico é um importante aliado de um mundo mais sustentável.

A pandemia tem nos ensinado que precisamos reforçar as ações positivas em prol da comunidade. Empresas que se preocupam com as questões socioambientais saem na frente e conseguem colocar em prática o marketing verde, atraindo mais clientes que priorizam comprar de forma mais consciente.

Adotar a energia solar no ambiente corporativo e também no agronegócio ajuda a valorizar o seu empreendimento perante a sociedade.

Lembre-se que as pessoas não compram apenas pelo preço, mas pelo valor intrínseco nos produtos – e o processo de produção também faz parte dele.

Por isso, vale muito a pena investir em energia solar em 2021. No próximo post, vamos resolver uma dúvida bem comum: será que o sistema fotovoltaico custa caro?