Menu

Se você pretende instalar energia solar – ou até já tem o sistema instalado – vale a pena entender o que é half cell.

Apesar do nome estar em inglês, e, por isso, parecer algo complicado, saiba que trata-se de uma tecnologia simples de ser entendida e que pode trazer vários benefícios ao seu investimento solar.

Portanto, leia este artigo até o final!

O que é half cell?

Antes de explicarmos o que é half cell, saiba que esse termo está diretamente relacionado com os painéis solares. Por isso, vamos voltar um pouco sobre o conceito básico deles.

Os painéis solares – também chamados de módulos solares ou painéis fotovoltaicos – são aquelas placas instaladas no telhado, em lajes ou em terrenos, para a captação da radiação solar.

Cada painel solar é composto por várias células que são construídas por meio de materiais semicondutores de energia – o silício é o mais utilizado.

Então, quando a luz solar penetra nessas células, os átomos se energizam e formam a corrente elétrica contínua, sendo que o inversor (um equipamento que faz parte do sistema) converte essa energia em corrente elétrica alternada, que é a que utilizamos como eletricidade.

Eis abaixo um tipo de painel fotovoltaico convencional. Cada quadrado representa uma célula solar:

Ok. Agora podemos explicar o que é half cell.

Half cell – traduzido do inglês como “meia célula” – é uma tecnologia que corta uma placa solar ao meio. Veja só como fica:

Repare que na foto acima, não temos dois painéis solares, mas apenas um com um corte no meio.

Mas por quê?

Bom, em um painel solar, cada célula é interligada por fitas – e essas fitas costumam causar perdas de energia durante o transporte, o que também resulta em perda de potência na geração.

Quando essas células são divididas ao meio, menos fitas são utilizadas e gera-se a metade da corrente de energia – o resultado final é redução de 1/4 das perdas na interligação das células e o consequente aumento da potência.

Em outras palavras: menos perdas de energia, mais potência – e mais eletricidade para o imóvel. Aliás, essa já é uma primeira e grande vantagem.

Na prática, ao entender o que é half cell, você começa a perceber que esse tipo de painel solar exige uma quantidade menor de painel a ser instalado, o que aumenta o ROI de energia solar.

Quais são as vantagens de investir em painéis solares com tecnologia half cell?

Depois de entender o que é half cell, já até explicamos a grande vantagem do aumento da potência e a redução das perdas de corrente gerada nas células.

Mas existem outras vantagens:

Maior tolerância ao sombreamento

Os painéis solares half cell acabam tolerando mais as sombras durante a captação de energia.

A explicação para isso é um tanto quanto técnica, mas vamos traduzir de um jeito simples: com essa divisão ao meio, é gerado um maior número de grupos de células em um único painel. É como se cada um desses grupos trabalhasse de forma independente.

Com isso, quando ocorre o sombreamento em algum grupo do painel, os demais grupos continuam trabalhando com eficiência.

Maior desempenho térmico

Já que no painel half cell ocorre a redução da corrente que circula nas células, a dissipação do calor é diminuída, evitando o superaquecimento dos painéis, reduzindo riscos e até incêndios.

Lembre-se: apesar de captar a energia por meio do Sol, isso não quer dizer que os painéis solares precisam ficar quentes – aliás, suas temperaturas giram em torno de 20ºC.

Menor quantidade de painéis a serem instalados

Painéis com eficiência maior necessitam de uma quantidade menor na instalação. E no final, quem ganha é você, pois mesmo que o valor do painel half cell seja maior do que o painel tradicional, lá na frente você terá um retorno mais rápido do que investiu.

É sempre importante lembrar que com a energia solar, você pode reduzir a sua conta de energia em até 90%. Isso é que é economia!

Antes de finalizarmos, também é necessário dizer que apesar de agora você saber o que é half cell e como essa tecnologia ajuda a melhorar a eficiência do sistema fotovoltaico, isso não quer dizer que os painéis solares mais tradicionais não compensam o investimento.

Dependendo do seu projeto, os módulos monocristalinos ou policristalinos comuns também podem gerar resultados muito positivos. Ou seja, de qualquer modo, vale muito a pena investir em energia solar!

Portanto, vamos seguir falando sobre esse assunto? Preparamos um guia prático para quem deseja instalar energia solar em seu imóvel, seja ele residencial, comercial ou rural.

Até a próxima!