Menu

Geralmente estamos acostumados a ver os painéis fotovoltaicos nos telhados das casas e em prédios na cidade, não é mesmo? Mas saiba que a energia solar na agricultura também vem sendo muito utilizada – e não é para menos.

A energia solar no campo, seja para a produção na agricultura, na pecuária ou em qualquer outra atividade, apresenta uma série de benefícios que, no fim das contas, se traduz em uma grande economia para o setor.

Portanto, se você tem uma propriedade rural, confira a seguir alguns motivos que explicam por que a energia solar na agricultura é um grande investimento com retorno garantido.

Como funciona a energia solar na agricultura

Antes de falarmos sobre os motivos para você investir nessa tecnologia, vamos entender como ela funciona no campo.

Basicamente, a energia solar funciona da mesma forma do que na cidade:

  • Painéis solares são instalados no telhado da propriedade rural ou em um terreno aberto;
  • Esses painéis, que são produzidos com materiais semicondutores, captam a radiação solar proveniente da luz do Sol;
  • A energia gerada é convertida, por meio de um aparelho chamado inversor solar, na energia elétrica que utilizamos;
  • O excedente produzido é injetado na rede pública de energia (sistema On Grid) ou em baterias de armazenamento, caso não haja oferta de rede pública na zona rural (sistema Off Grid).

Viu como é simples? A energia solar na agricultura, portanto, significa a geração de uma eletricidade proveniente de uma fonte limpa e renovável (o Sol) – e isso gera uma enorme economia de custos de eletricidade em sua propriedade rural.

Por que investir em energia solar na agricultura?

1. A energia solar deixa a sua propriedade com mais autonomia

A autonomia energética e a consequente redução de custos com eletricidade certamente é uma das principais vantagens da energia solar.

Afinal, passando a produzir a própria eletricidade, se o sistema estiver ligado à rede pública, você pode economizar até 90% em sua conta mensal – e o excedente produzido retorna para você em créditos de energia. E se você escolher o uso de baterias, então fica com 100% de autonomia na geração da eletricidade.

E toda essa redução de custos com eletricidade e de seus penosos encargos, realmente faz a diferença na agricultura e nas demais culturas rurais, já que será possível:

  • Promover mais segurança em sua propriedade ao utilizar cercas elétricas com a energia solar;
  • Iluminar melhor o entorno com o uso de postes de iluminação solar;
  • Climatizar as áreas de produção, como os aviários e as estufas de alimentos;
  • Auxiliar no sistema de irrigação, como veremos logo mais.

2. A energia solar tem ótimas linhas de financiamento

É cada vez mais viável para pequenos, médios e grandes agricultores instalarem sistemas de energia fotovoltaica em suas propriedades.

O motivo para isso é que o Governo Federal tem cada vez mais interesse em fomentar a inovação no campo, tanto que criou o plano Inovagro e investiu 2 bilhões de reais – o que garante financiamentos exclusivos para energia solar no ramo agrícola com taxas e juros baixíssimos.

Para você entender um pouco melhor como funciona, quais as possibilidades e quais os prazos, basta acessar as páginas de alguns bancos que contam com o Inovagro, como BNDES, Banco do Brasil, Santander e Caixa.

E não se esqueça: caso tenha interesse em recorrer a essas linhas de crédito para instalar energia solar em seu negócio, é necessário obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em seu sindicato rural ou por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

3. A energia solar na área da agricultura favorece a irrigação

A irrigação é uma das atividades que mais consome energia elétrica no campo.

Nesse caso, a energia solar vem como uma excelente alternativa, já que ela reduz os gastos financeiros do consumo de eletricidade, inclusive no uso do bombeamento de água do poço artesiano.

O uso de uma bomba de água movida a energia solar faz com que você também economize no uso do combustível, tornando a tarefa mais simplificada e sem perder a qualidade na irrigação.

4. A energia solar melhora a agricultura de precisão

Com a energia solar, você pode realizar a telemetria em sua produção rural de forma bem mais econômica. Graças a isso, a agricultura de precisão não é mais um privilégio das grandes fazendas.

Na hora de avaliar as condições do clima e do solo, o grau de desenvolvimento da lavoura e etc. por meio de tecnologias de mensuração para automatizar a produção agrícola, a energia solar garante mais economia no uso dos equipamentos de comunicação.

Aliás, a própria produção de energia solar pode ser acompanhada por você em tempo real por meio de um aplicativo específico.

5. A energia solar também contribui na dessalinização

O uso da energia solar na agricultura também facilita o trabalho de dessalinização da água em poços artesianos mais profundos, já que também é necessário o uso de eletricidade nesse procedimento.

Então, essa prática contribui diretamente com os outros processos de produção na agricultura e outras culturas, já que melhora o abastecimento da água em várias tarefas – como na criação de tilápia, por exemplo, além da própria irrigação de plantas que sejam tolerantes a salinidade.

6. A energia solar também contribui na pecuária

Todas as atividades que envolvem a pecuária também são beneficiadas com a energia solar.

Seja na produção de leite e derivados e também nas carnes, o uso da eletricidade é essencial para o funcionamento de tanques de resfriamento, do uso de ordenhadeiras elétricas e outros equipamentos.

A energia solar, portanto, reduz consideravelmente os custos de eletricidade de todos esses procedimentos, o que, no final das contas, diminui perdas e melhora o lucro nas vendas.

Viu só quantas vantagens? Por isso que a energia solar não é um gasto, mas um verdadeiro investimento para a sustentabilidade do seu agronegócio.

Por isso, convidamos você a utilizar gratuitamente o nosso simulador para ter uma ideia de quanto custaria a energia solar em sua propriedade rural e qual seria a economia gerada. Qualquer dúvida, estamos à disposição!