Os supermercados estão entre os estabelecimentos que mais consumem energia elétrica, por conta de todo o maquinário exigido para manter os produtos em condições ideais, como geladeiras, freezers e câmaras frigoríficas. Isso sem levar em conta os gastos adicionais com computadores de caixa, lâmpadas e afins também elevam o consumo de energia elétrica.
Dados fornecidos pela ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, afirmam que 1,5% do faturamento total dos mercados é gasto com energia elétrica. Considerando que os módulos fotovoltaicos podem reduzir os valores da conta de energia em até 95%, a adesão desse tipo de produção é mais que favorável para os supermercados. Além de apresentar uma diminuição nos custos com energia em um cenário atual, também evita os gastos futuros, já que os valores constantemente dependem das tarifações, que, por sua vez, dependem da situação hídrica do país. Se você ainda não está convencido, deixe-nos explicar melhor como cada benefício pode te ajudar.
Retorno do investimento
Existem pessoas que ainda insistem na ideia de que a energia solar é muito cara e por esse motivo não vale a pena. Mas essa é uma ideia equivocada, já que esse tipo de produção gera retorno em um período de três a cinco anos. Ao comparar esse número com os 25 anos estimados de vida útil dos sistemas fotovoltaicos, você tem de 20 a 22 anos de economia.
Por isso, a energia solar é um investimento e não um custo. Principalmente levando em conta que módulos fotovoltaicos são responsáveis por valorizar propriedades. Ou seja, se um dia você quiser vender o seu negócio, a energia solar valoriza sua propriedade.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos principais benefícios da energia fotovoltaica. Além de tirar proveito da radiação do sol, fornecendo assim uma fonte de energia renovável, a energia solar não queima combustíveis fósseis, o que também permite que ela não emita gases no processo. Isso resulta em uma maneira de produção e consumo limpa e mais favorável ao meio ambiente.
Outro aspecto importante é o ponto de vista do consumidor. Hoje em dia, várias pessoas consideram as ações e hábitos das empresas antes de comprar delas. Assim, estabelecimentos que contam com energia solar têm grandes chances de serem mais valorizados pelos clientes.
Mercados que já se beneficiaram da energia solar
O Mercado do Nego é um dos melhores exemplos de mercado que se beneficiou da energia solar. Desfrutando desse tipo de produção desde 2019, o estabelecimento apresentou uma economia de R$ 3.717/mês e R$ 44.604/ano desde então.
Sabe como eles fizeram isso? Contatando a Reevisa! Nós fizemos a instalação dos módulos fotovoltaicos para eles, e nossa parceria desde então tem se provado cada vez mais produtiva para ambos os lados. Por isso, se você tem um mercado ou supermercado, existe uma maneira e um lugar para você economizar: energia solar com a Reevisa!