Precisamos desmistificar alguns pontos relacionados à produção de energia solar durante o ano.
Há quem acredite que o sistema fotovoltaico funcione mais no verão; há quem afirme que no inverno não compensa a instalação, já que não faz muito sol. Mas será que tudo isso é verdade?
Já adiantamos a resposta: não!
Seja no inverno, no verão, no outono ou na primavera, é claro que temos certos padrões de consumo de eletricidade, demandando mais ou menos energia solar.
E é claro, também, que o sistema fotovoltaico precisa do Sol para funcionar – ou melhor, da radiação solar. E é aí que está o “pulo do gato”.
Entenda mais a seguir!
Os fatores levados em conta na hora da produção de energia solar
Antes de falarmos especificamente sobre as estações do ano, precisamos entender quais são os fatores – em relação ao clima – levados em consideração para o funcionamento da energia solar.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que a energia solar fotovoltaica funciona de forma diferente da energia solar térmica – aquela utilizada para aquecer a água.
A energia térmica depende do calor do Sol coletado pelas placas, aquecendo a água e ou outros fluidos. Enquanto isso, a energia fotovoltaica para a produção de eletricidade depende da radiação solar – ou seja, da luz do Sol em forma de energia eletromagnética. Ela não depende especificamente do aquecimento das placas.
Outros fatores levados em consideração na produção de energia solar e que vão impactar nas estações climáticas são:
- O tamanho dos dias: quanto maior for os nossos dias, mais produção de energia solar teremos;
- A limpeza dos painéis solares: painéis sujos interferem diretamente na captação da radiação solar;
- Tempo nebuloso: apesar de não cessar a produção de energia solar, a nebulosidade no céu acaba diminuindo essa produção;
- Temperatura muito alta: já vimos que calor é diferente de luz do sol, não é mesmo? Então, saiba que o sistema fotovoltaico considera a temperatura dos painéis solares (e não a do ambiente) para funcionar bem. Ou seja: placas com coeficiente alto de temperatura prejudicam o funcionamento do sistema.
- O ângulo de inclinação dos painéis solares: a instalação dos painéis solares deve ter um ângulo de inclinação que leva em consideração a latitude local, para que haja a melhor incidência possível de radiação solar durante o ano todo.
Viu como são muitos os fatores? A região, a qualidade dos painéis, a instalação, a manutenção e as condições climáticas estão diretamente ligadas a produção de energia solar.
Mas o fato é: a energia fotovoltaica funciona durante todas as estações do ano!
A produção de energia solar nas estações do ano
Vamos começar pelas estações mais quentes: o verão e a primavera, onde aumenta a demanda de energia por conta de ventiladores e do ar-condicionado.
Já vimos que o que influencia na melhor produção de energia solar não é o calor, mas sim, a luz do sol. Além disso, nessas estações (principalmente no verão), o dia é mais longo – o que também influencia diretamente na quantidade de tempo de produção de eletricidade.
É por isso que muita gente acredita que no verão o sistema fotovoltaico funciona melhor. Na verdade, o sistema acaba produzindo mais energia por conta do tempo maior de luz que temos no dia.
Já nas estações mais frias – o inverno e o outono –, aumenta a demanda por aparelhos de aquecimento e o uso do chuveiro elétrico no modo mais quente.
Em contrapartida, ao mesmo tempo em que a produção de energia solar não perde a sua eficiência – já que o frio não interfere na luz do Sol –, temos a situação dos dias serem mais curtos.
Ou seja: nos meses frios, não se perde a eficiência, mas perde-se em quantidade de energia que podemos utilizar e/ou armazenar, já que escurece mais cedo e a angulação do Sol em relação da Terra também muda.
A boa notícia é que os aparelhos elétricos aproveitam ao máximo a eficiência da energia solar, já que nesses climas eles funcionam de forma mais eficiente (como os computadores, que não podem ficar expostos ao calor intenso, por exemplo).
Mas e quanto às cidades que nevam aqui no Brasil? Saiba que a neve não interfere na produção de energia solar, já que os painéis apresentam uma película antiaderente e também uma angulação que não permitem o acúmulo de neve.
Aliás, fica a dica: quando você conta com uma equipe técnica de qualidade, ela certamente analisará todos esses fatores para a correta instalação da energia solar, de modo que você obtenha o máximo de eficiência, mesmo nas estações mais frias do ano.
Sistema de compensação de energia garante o equilíbrio na produção e no consumo
Por fim, saiba que existe um ponto de equilíbrio na produção de energia solar e que ajuda a compensar os dias de baixa produção: o sistema de compensação de energia.
Nele, quando o seu sistema produz mais energia solar do que o imóvel consumir, o excedente é injetado na rede elétrica pública e você fica com créditos para utilizar nos meses de maior demanda de consumo.
Ou seja: se o sistema produziu o excedente nos meses de verão, você pode utilizá-lo nos períodos mais frios, tornando a sua produção de energia solar mais equilibrada.
Viu só? Agora o próximo passo é fazer gratuitamente o nosso simulador para saber o quanto você economizaria se instalasse energia solar em seu imóvel!