Entenda a relação entre empresas sustentáveis e aumento da cartela de clientes

Empresas sustentáveis saem na frente da concorrência. Você já ouviu falar sobre isso? Pois então, vamos conversar.

É claro que existem outros fatores que fazem com que uma empresa se destaque das demais. Um bom atendimento, produtos de qualidade, variedade, preço, marca forte… Mas quando existe a cereja do bolo, que se chama “responsabilidade sociambiental”, desperta-se um interesse a mais nos consumidores.

Continue a leitura para entender melhor sobre este assunto. Também separamos dicas para você tornar a sua empresa mais sustentável.

Os consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis

Essa frase não é apenas uma frase de impacto para te convencer a adotar medidas mais sustentáveis em seu negócio. Ela é baseada em estudos e pesquisas.

Em 2019, por exemplo, uma pesquisa feita pela Union + Webster e divulgada pelo sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) apontou que 87% dos brasileiros prefere comprar produtos e serviços de empresas consideradas sustentáveis.

Além disso, 70% desses entrevistados também disseram que não se importam de pagar um pouco a mais pelos produtos e serviços de empresas sustentáveis. O estudo também apontou que funcionários e fornecedores também passam a valorizar mais esse tipo de empresa.

Isso explica muito o atual comportamento do consumidor. 

Nos últimos anos e, principalmente, com a chegada da geração Z no mercado consumidor (nascidos entre 1995 e 2010), a consciência socioambiental vem se tornando mais forte. As pessoas têm visto que sim, existem recursos naturais finitos e formas de produção que agridem tanto o meio ambiente quanto a própria sociedade.

Por isso, a regra é clara: se você deseja atrair esses consumidores conscientes, a sua empresa precisa se adaptar aos novos tempos. Mas o que significa ser uma empresa sustentável?

Vamos lá!

As características das empresas sustentáveis

Vamos destacar algumas das principais características que fazem uma empresa ser vista como sustentável.

Vale lembrar que todas elas nem sempre estão inseridas na rotina da empresa, mas ela busca cada vez mais se aperfeiçoar.

Empresas sustentáveis começam a mudança por dentro

Seja no escritório, na loja ou dentro da indústria, as empresas sustentáveis investem esforços para tornar os processos internos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Exemplos de ações são:

  • Evitar o desperdício de água e energia;
  • Evitar a utilização de objetos descartáveis, como os copos plásticos;
  • Investir em iluminação e ventilação naturais, evitando gastos altos com refrigeração e iluminação;
  • Promover uma cultura da colaboração, reforçando o trabalho em equipe e a discussão de ideais;
  • Se preocupar com o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, dando espaço para o crescimento profissional e a valorização do trabalho de cada um.

Empresas sustentáveis repensam suas formas de produção

Será que é possível investir em embalagens recicláveis? Em produtos com menos pegada ambiental? Em processos de fabricação que emitem menos gases que provocam o efeito estufa?

As empresas sustentáveis precisam continuar lucrando e aumentando suas carteiras de clientes, mas sempre se preocupam em adotar procedimentos mais econômicos, eficientes também ao nível socioambiental.

Leia também: Ao completar 80 anos, concessionária Jugasa torna-se autossuficiente com energia fotovoltaica

Empresas sustentáveis se preocupam com a comunidade do entorno

Quando a empresa se preocupa com as pessoas ao redor, ela também pode ser considerada sustentável.

Por exemplo: uma fábrica que emite muito ruído pode pensar em estratégias para reduzir essa situação. Ou, ainda, uma empresa que sempre cria programas de solidariedade para melhorar a comunidade do entorno.

É possível abraçar causas em prol do crescimento de toda a região – isso fortalece a sua marca, a economia local e também o meio ambiente. 

Empresas sustentáveis adotam o marketing verde

As empresas que adotam a sustentabilidade como padrão investem no marketing verde, cujas estratégias vinculam a imagem da marca ao tema.

Aliás, é importante que a empresa faça questão de se posicionar e de divulgar suas boas práticas. Desse modo, mais clientes conscientes são atraídos, aumentando as vendas.

Outro ponto interessante é a divulgação de relatórios anuais de sustentabilidade. Sabe aquelas frases do tipo “Em 2021, deixamos de emitir X toneladas de CO2 na atmosfera porque a nossa energia vem do Sol”? 

Esse tipo de prestação de contas também aumenta a autoridade da marca no mercado, destacando-a da concorrência e atraindo clientes. 

E por falar em energia que vem do Sol, saiba que a energia solar é um excelente primeiro passo para transformar a sua empresa em sustentável!

No próximo post, entenda como a energia solar valoriza a imagem da sua empresa