A energia elétrica no Brasil é regulamentada pelo SEC (Setor Elétrico de Consumo). Além disso, diversos órgãos governamentais trabalham unidos para manter a eficiência energética nos quatro pontos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. 

Da mesma forma, tais órgãos e diversos profissionais da área estudam sobre como será o futuro da energia no Brasil, no intuito de aprimorar e inovar a energia que chega nas residências, comércios e negócios. 

Hoje, nós queremos trazer um pouco sobre o assunto, reunindo os principais pontos que indicam as tendências do setor energético no país. 

Vamos lá? Siga a leitura!

 

O futuro é sustentável!

 

Estudos realizados pelo Plano Decenal de Expansão de Energia apontam que o Brasil expanda a sua capacidade de geração de energia elétrica em 73 mil MW, sendo que metade dessa expansão é com base nas fontes eólica, solar, biomassa e PCH. 

Além disso, o estudo aponta que a matriz energética brasileira deve atingir 45% de fontes renováveis em 2024, superior à média mundial de 13,5%!

Assim, uma aposta para o futuro é cada vez mais a sustentabilidade, visto que ambos estão totalmente relacionados, e que o Brasil já é um dos países que mais tem flexibilidade em relação às matrizes energéticas renováveis, com incentivos e investimento até mesmo do governo para a expansão e inovação no assunto. 

💡Principais fontes que fornecem energia elétrica

Mercado livre de energia

Outra atualização do setor energético e que tem sido uma grande promessa para os próximos anos é o mercado livre de energia, ou também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL), por meio da geração distribuída. 

O mercado livre de energia é a negociação e comercialização de energia elétrica, sendo que tal possibilidade já ocorre em grande quantidade, e, a partir da vigência da Portaria nº 50/2022, será possível em quantidades menores também, como ao grupo A, por exemplo, independente da quantidade de consumo. 

Assim, a tendência é que as pessoas negociem a própria energia nessa modalidade, podendo negociar preço, quantidade, período de concessão, e muito mais!

Nós temos um artigo específico sobre o assunto. Saiba mais acessando:

💡Mercado livre de energia elétrica: como funciona?

Vale lembrar que o mercado livre de energia contribui e muito para a expansão da energia solar, uma vez que através das usinas solares são capazes de gerar energia elétrica suficiente para abastecer cidades. 

E, falando em energia solar…

Invista em energia solar: a energia do futuro 

 

Atualmente, a energia solar é responsável por ser a segunda fonte que mais produz energia no país, perdendo apenas para a hídrica. 

A energia hídrica, apesar de ser uma fonte renovável, resulta em impactos socioambientais, sendo que o objetivo a longo prazo é diminuir a queda nos reservatórios através de outras fontes renováveis. 

Atualmente, a energia solar é a opção renovável que menos gera resíduos e ainda traz economia nos lares, comércios, indústrias e agronegócios, com redução de até 90% na fatura de energia, quando o consumo estiver em condições normais de uso. 

Da mesma forma, vem inovando cada dia mais com soluções tecnológicas e inteligentes, que geram o máximo de energia, resultando em muita eficiência energética!

Se você quer saber mais sobre como trazer a energia solar para a sua unidade consumidora e transformar a energia em um investimento, entre em contato conosco e saiba como. 

 

Siga a Reevisa no Instagram e Youtube, e fique por dentro das novidades envolvendo a energia solar. 

Até breve!