Menu

Painéis de energia solar (energia limpa) instalados em propriedade agropecuária.

Energia limpa é uma discussão cada vez mais abordada, por necessidade, conscientização e preocupação com o futuro do nosso planeta. As fontes de energia limpa vêm se tornando bastante populares, e, com o mercado em expansão, a tendência é de que elas também acabem se tornando muito mais acessíveis.

Atualmente, as fontes com maior capacidade poluente ainda são as mais utilizadas, mas esse cenário está mudando. A energia solar, por exemplo, caminha para ser a principal fonte energética do Brasil nos próximos 20 anos.

Preparamos este texto para ajudá-lo a entender melhor o que é energia limpa e quanto impacto ambiental ela pode prevenir, então boa leitura. 

O que é energia limpa?

Energia limpa é toda fonte que causa o mínimo de impactos ambientais possível, ou que consegue compensar os impactos da sua própria implantação, e que é renovável.

Os combustíveis fósseis ainda são líderes na produção de energia ao redor do mundo, e também são a fonte mais poluente. Mas essa realidade vem mudando bastante, uma notícia boa para o planeta, pois os combustíveis fósseis aceleram muito o efeito estufa que já nos preocupa há tempo.

Quais são as principais fontes de energia limpa?

Solar

Utilizando apenas a radiação solar como fonte energética, a energia solar não emite gases poluentes nem resíduos que possam contaminar o solo. Ela merece um tópico especial neste texto, por isso falaremos mais dela a seguir.

Eólica

Ventiladores (turbinas) para geração de energia eólica instalados sobre o oceano.

A energia eólica também não produz poluentes ou resíduos, mas suas turbinas causam três impactos que não podem ser ignorados:

– Comprometem a fauna por conta do impacto de aves e morcegos nas hélices

– Causam ruídos que podem afetar a população próxima

– Poluem a paisagem

Porém, esses impactos não são graves o bastante para que a energia eólica deixe de ser considerada limpa.

Geotérmica

Usina de energia geotérmica, uma das fontes de energia limpa, expelindo fumaça não poluente.

Aproveitando-se do calor de até 6.000ºC gerado pelo magma a 64 km da superfície da Terra, a energia geotérmica é gerada através da produção de vapor. O deslocamento do gás quente move as hélices de uma turbina que transforma a energia mecânica em elétrica.

Nuclear

Usina de energia nuclear.

Pode causar certo espanto, principalmente se lembrarmos dos acidentes em Chernobyl e Fukushima, mas a energia nuclear é considerada limpa. Isso se deve ao fato de que se não houver acidentes e o descarte de material for feito corretamente, ela não emite poluentes.

Por que a energia hidrelétrica não é mais considerada limpa?

Usina hidrelétrica em más condições. Essa é uma fonte que deixou de ser considerada energia limpa.

A energia hidrelétrica foi classificada como limpa por um longo período, porém não podemos desconsiderar o enorme impacto que ela causa.

Durante o seu funcionamento ela de fato é limpa, mas para sua instalação é preciso realizar uma série de alterações na região:

– Desvio de rios

– Alagamento de uma área que ameaça a vida da fauna e flora local

– Emissão de grande quantidade de metano devido à decomposição dos materiais orgânicos depositados no fundo da represa

Para dizermos que uma energia é de fato limpa, precisamos observar todo o seu ciclo de vida, não só o funcionamento, como vamos entender melhor no próximo tópico.

Como a energia solar ajuda o planeta?

Painel solares com lâmpadas verdes simbolizando a sustentabilidade dessa fonte de energia limpa.

Apesar de existirem diversas fontes de energia consideradas limpas, a energia solar é o maior destaque dentre elas. Essa fonte energética merece foco por ser atualmente a mais limpa que nós conhecemos.

E o incentivo para utilizar energia solar não vem apenas dos cuidados com o meio ambiente, porque ela também ajuda a diminuir a conta de luz em até 95%.

Para conhecermos bem os impactos causados pelo uso de qualquer energia, é preciso fazer a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que envolve desde a fabricação de seus componentes até o seu total desligamento anos depois.

Fabricação do sistema fotovoltaico

É na parte de manufatura que a o sistema fotovoltaico causa mais impacto, porém os benefícios compensam facilmente esse impacto, como você verá a seguir.

A produção das placas fotovoltaicas demanda grande quantidade de energia elétrica. Por ser uma tecnologia bastante moderna, é a peça que mais demanda energia para produção, cerca de 87% do total de toda a fabricação.

Mas, embora pareça um ponto contra a energia solar, a verdade é que ela compensa esse gasto em pouco tempo. Entre 2 e 3 anos após a implantação, um painel solar gera mais energia do que a necessária para fabricá-lo.

Um sistema fotovoltaico tem vida útil de aproximadamente 25 anos, desde que o sistema seja de qualidade como os da Reevisa e passe pelas manutenções adequadas, Sendo assim, ele irá gerar pelo menos 22 anos de vantagem ambiental, produzindo energia elétrica sem emitir poluentes.

Implantação da energia solar

A implantação convencional de energia solar não causa impactos ambientais significativos.

Mesmo quando construídas usinas que fazem uso da tecnologia fotovoltaica, o impacto é mínimo se comparado com os causados pelos demais tipos de usina, mesmo as de energia limpa como a eólica. 

Operação e manutenção

A energia solar faz uso unicamente da radiação solar, por isso não emite qualquer resíduo poluente. 

Na parte de manutenção, normalmente se gasta apenas uma pequena quantidade de água necessária para a limpeza.

Desligamento dos painéis

Devido ao longo período de vida útil das placas solares, ainda hoje não se tem volume suficiente de painéis desconectados para se fazer uma análise concreta dos impactos causados pelo seu desligamento.

Mesmo assim é possível ter uma estimativa bem positiva para o futuro, já que o potencial de reaproveitamento e reciclagem das peças do sistema fotovoltaico é imenso.

Energia limpa: solução para o futuro

Empresa com diversos painéis solares instalados no telhado e rodeada de vegetação.

Com a energia solar liderando entre as fontes que trazem mais vantagens para as pessoas e para o meio ambiente, a energia limpa é uma tendência mais do que conveniente, é necessária.

Essas fontes são inesgotáveis, pois se renovam diariamente, não geram poluição ou contaminação significativa e fazem total diferença em um mundo onde a devastação da natureza já passou dos limites razoáveis há muito tempo.
Comece a fazer a sua parte, pelo planeta e pelo seu bolso. Instale seu sistema de energia solar com a Reevisa.