A energia solar não traz benefícios apenas na grande economia na conta de luz para as empresas – o que, por si só, já é uma ótima vantagem.
Falando em aspectos mais indiretos, o sistema fotovoltaico é um investimento que tem um retorno bem mais alto do que imaginamos. Estamos falando da imagem da sua empresa.
A seguir, confira alguns motivos que tornam a geração de energia solar um fator que valoriza a imagem da sua marca:
1. A energia solar agrega valor ao seu produto final
Aqui estamos falando para indústrias ou pequenas fábricas que utilizam energia solar – ou, ainda, para a empresa que faz a venda final ao consumidor.
Se os produtos foram fabricados a partir de um sistema de energia limpa e renovável, esse fato pode (e deve) ser incluído nas estratégias de marketing.
O resultado é que aumenta a percepção de valor da sua marca. E sabemos que mais do que o preço, as pessoas também compram por outros fatores que as fazem crer que a marca realmente valoriza o que elas valorizam.
2. A comunicação da sua marca pode ser feita em torno da sustentabilidade
Toda – ou parte – da comunicação da sua marca com o público pode ser traçada a partir da energia limpa que a geração de energia solar proporciona.
Uma empresa parceira do meio ambiente precisa dizer aos clientes e potenciais clientes sobre os benefícios que todos ganham por conta dessa atitude. Por exemplo:
- A quantidade de CO₂ que deixa de ser lançada na atmosfera;
- Os investimentos em outros projetos ou até em aumentar a qualidade dos produtos por conta da economia gerada pela energia solar;
- Dados gerais sobre os efeitos que a energia limpa proporciona ao meio ambiente e à sociedade de forma geral.
Todos esses dados ajudam a valorizar a imagem da sua empresa e, consequentemente, as suas vendas.
Veja só o case de uma padaria em Tubarão (SC), que além de economizar mais de R$ 40 mil por ano por causa da energia solar, também está evitando a emissão de 6 toneladas de CO₂ na atmosfera:
3. A energia solar faz com que a empresa assuma um posicionamento na sociedade
O posicionamento é um tema que tem sido muito discutido atualmente. Assumir uma posição perante determinados fatos também pode contribuir para valorizar a imagem da marca.
Nesse sentido, uma empresa que adotou energia solar é uma empresa que assumiu um posicionamento voltado às práticas sustentáveis – e isso é muito importante para a sociedade de hoje.
Não é apenas instalar uns painéis e economizar milhares de reais por ano. É fazer com que as pessoas entendam que é possível uma empresa crescer com a ajuda de uma tecnologia que retira energia de um recurso renovável e limpo (o Sol). Esse é um posicionamento importante e de muito valor.
Leia também: Geração de energia solar e a pandemia: qual a relação?
4. A energia solar também traz uma vantagem competitiva no mercado
Todo esse marketing verde gerado pela energia solar é um grande diferencial competitivo para o seu negócio. E a vantagem competitiva não é apenas vender um bom produto, mas também está diretamente relacionada à percepção da imagem que as pessoas têm dele.
E quando a empresa adota o sistema fotovoltaico, diminuindo os custos de produção, esse gesto também atende às demandas de toda uma sociedade que precisa adotar medidas mais sustentáveis, evitando a escassez e o desperdício de recursos.
5. Pode ser o pontapé para outras ações socioambientais
Por fim, quando a empresa investe em energia solar e passa a colher todos os benefícios diretos e indiretos, isso pode significar um pontapé inicial para outros projetos, tanto internos quanto externos.
Alguns exemplos:
- Projetos de economia e redução de desperdício na empresa (como copos descartáveis, por exemplo);
- Projetos ambientais na comunidade;
- Campanhas solidárias;
- Políticas de incentivo ao desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Vale a pena, portanto, aumentar o valor da sua empresa a partir de projetos sustentáveis. E a energia solar, sem dúvidas, é um grande início, já que você pode economizar até 95% na conta de luz – economia essa que pode ser revertida a outros projetos e investimentos.
No próximo post, confira um guia para quem deseja instalar energia solar, seja em casa ou na empresa.