Menu

Se você já analisou um projeto fotovoltaico, provavelmente se deparou com siglas como KW, kWh e kWp. Utilizamos algumas delas até em uma publicação recente aqui em nosso blog, onde mencionamos os dados analisados em uma fatura de conta de luz. No entanto, é normal ter dúvidas sobre qual a diferença entre essas unidades e qual a importância delas para a realização do sistema de Energia Solar.

Antes de tudo, é importante destacar que KW, kWh e kWp são unidades de medidas convencionadas pelo Sistema Internacional, ou seja, são adotadas globalmente. Por isso, as utilizamos nos projetos fotovoltaicos e em muitas outras situações técnicas.

O que significa kW e qual o seu uso

Kilowatt, em português quilowatt, é uma unidade de potência, utilizada para indicar mil watts. E por falar em potência, precisamos voltar às aulas de física para recordar o princípio que dá origem ao cálculo que resulta nisso.

A fórmula da potência (em Watts) é trabalho (em Joules) dividido pelo tempo (em segundos). Então, a unidade watt é a forma simplificada de escrever o resultado de J/s, ou seja, a velocidade de execução de um trabalho. E o “k”, em kW, indica a multiplicação por mil pela convenção internacional (mesmo vale para quilômetros, quilogramas, etc.). 

Na prática, utilizamos o W, ou kW, em todo equipamento elétrico para mensurar sua potência, como em lâmpadas, por exemplo, onde sabemos que uma LED tem potência de apenas 12W, enquanto uma incandescente é de 100W. A potência deve ser informada na etiqueta de eficiência energética de todo dispositivo elétrico, como micro-ondas, geladeiras, máquinas de lavar, e, claro, módulos fotovoltaicos.

O que significa kWh e para que é usado

Adicionando a unidade de tempo (h) ao conceito explicado acima, passamos a mensurar a energia através do quilowatt-hora.

O cálculo envolve multiplicar a potência pelo tempo de consumo, ou seja, permite saber o quanto de energia é consumida no tempo de utilização de um equipamento. O resultado dessa conta é muito útil para indicar a eficiência energética, pois quanto menor o consumo por hora, melhor para sua conta de luz.

Um exemplo residencial disso é a geladeira, que fica ligada 24 horas, então sua potência é multiplicada por essa quantia de horas. Em média, um modelo simples tem consumo mensal de 25 kWh, enquanto uma geladeira frost free de duas portas consome 56 kWh por mês.

O que significa kWp e qual sua utilidade

Importância do kWp para projetos de energia solar

As unidades que explicamos até aqui têm muito uso em equipamentos rotineiros, que estão em quase todos os lares, por isso, são mais usuais. Já o quilowatt-pico é característico para medir a potência máxima de módulos fotovoltaicos.

Essa unidade de medida é utilizada pois considera as variações que afetam a geração de Energia Solar de um sistema fotovoltaico, bem como o seu consumo de energia elétrica. O cálculo avalia, em laboratório através de baterias de teste, sob quais condições de temperatura, massa de ar e irradiação solar o módulo atingirá seu pico de fornecimento solar. Tudo isso seguindo as Condições Padrão de Teste (em inglês, Standard Test Conditions).

Dessa forma, é possível elaborar um projeto fotovoltaico de sucesso, pois sabendo qual o pico de potência de cada módulo e quanta potência é necessária para suprir a necessidade da propriedade, saberemos com precisão quantos módulos serão necessários no sistema a ser instalado. Assim, não será feito um projeto que produza pouca Energia Solar nem que gere em excesso, o que o faria custar mais que o necessário.

Resumindo, kW e kWh são unidades de medida para potência e energia consumida, respectivamente, e são amplamente utilizadas no cotidiano. Para sistemas fotovoltaicos, a unidade de potência máxima, kWp, ajuda a compreender a quantidade de módulos necessária para suprir a necessidade de onde será feita a instalação. 

Esse cuidado é parte fundamental do sucesso de um projeto de Energia Solar, e aqui na Reevisa colocamos isso à risca, levando os melhores resultados até a propriedade do cliente com equipamentos com aproveitamento energético acima da média do mercado.

Quando assumimos que somos Autoridades em Energia Solar, é porque mais do que lhe ajudar a entender o que kW, kWh e kWp significam, nós mostramos a você o valor de nossa expertise na prática. Dessa forma, você pode mensurar os resultados que irá colher conosco desde as primeiras etapas, tendo certeza do bom investimento que fará ao levar a Reevisa até sua propriedade.