Se você já analisou um projeto fotovoltaico, provavelmente se deparou com siglas como KW, kWh e kWp. Utilizamos algumas delas até em uma publicação recente aqui em nosso blog, onde mencionamos os dados analisados em uma fatura de conta de luz. No entanto, é normal ter dúvidas sobre qual a diferença entre essas unidades e qual a importância delas para a realização do sistema de Energia Solar.
Antes de tudo, é importante destacar que KW, kWh e kWp são unidades de medidas convencionadas pelo Sistema Internacional, ou seja, são adotadas globalmente. Por isso, as utilizamos nos projetos fotovoltaicos e em muitas outras situações técnicas.
O que significa kW e qual o seu uso
Kilowatt, em português quilowatt, é uma unidade de potência, utilizada para indicar mil watts. E por falar em potência, precisamos voltar às aulas de física para recordar o princípio que dá origem ao cálculo que resulta nisso.
A fórmula da potência (em Watts) é trabalho (em Joules) dividido pelo tempo (em segundos). Então, a unidade watt é a forma simplificada de escrever o resultado de J/s, ou seja, a velocidade de execução de um trabalho. E o “k”, em kW, indica a multiplicação por mil pela convenção internacional (mesmo vale para quilômetros, quilogramas, etc.).
Na prática, utilizamos o W, ou kW, em todo equipamento elétrico para mensurar sua potência, como em lâmpadas, por exemplo, onde sabemos que uma LED tem potência de apenas 12W, enquanto uma incandescente é de 100W. A potência deve ser informada na etiqueta de eficiência energética de todo dispositivo elétrico, como micro-ondas, geladeiras, máquinas de lavar, e, claro, módulos fotovoltaicos.
O que significa kWh e para que é usado
Adicionando a unidade de tempo (h) ao conceito explicado acima, passamos a mensurar a energia através do quilowatt-hora.
O cálculo envolve multiplicar a potência pelo tempo de consumo, ou seja, permite saber o quanto de energia é consumida no tempo de utilização de um equipamento. O resultado dessa conta é muito útil para indicar a eficiência energética, pois quanto menor o consumo por hora, melhor para sua conta de luz.
Um exemplo residencial disso é a geladeira, que fica ligada 24 horas, então sua potência é multiplicada por essa quantia de horas. Em média, um modelo simples tem consumo mensal de 25 kWh, enquanto uma geladeira frost free de duas portas consome 56 kWh por mês.
O que significa kWp e qual sua utilidade
As unidades que explicamos até aqui têm muito uso em equipamentos rotineiros, que estão em quase todos os lares, por isso, são mais usuais. Já o quilowatt-pico é característico para medir a potência máxima de módulos fotovoltaicos.
Essa unidade de medida é utilizada pois considera as variações que afetam a geração de Energia Solar de um sistema fotovoltaico, bem como o seu consumo de energia elétrica. O cálculo avalia, em laboratório através de baterias de teste, sob quais condições de temperatura, massa de ar e irradiação solar o módulo atingirá seu pico de fornecimento solar. Tudo isso seguindo as Condições Padrão de Teste (em inglês, Standard Test Conditions).
Dessa forma, é possível elaborar um projeto fotovoltaico de sucesso, pois sabendo qual o pico de potência de cada módulo e quanta potência é necessária para suprir a necessidade da propriedade, saberemos com precisão quantos módulos serão necessários no sistema a ser instalado. Assim, não será feito um projeto que produza pouca Energia Solar nem que gere em excesso, o que o faria custar mais que o necessário.
Resumindo, kW e kWh são unidades de medida para potência e energia consumida, respectivamente, e são amplamente utilizadas no cotidiano. Para sistemas fotovoltaicos, a unidade de potência máxima, kWp, ajuda a compreender a quantidade de módulos necessária para suprir a necessidade de onde será feita a instalação.
Esse cuidado é parte fundamental do sucesso de um projeto de Energia Solar, e aqui na Reevisa colocamos isso à risca, levando os melhores resultados até a propriedade do cliente com equipamentos com aproveitamento energético acima da média do mercado.
Quando assumimos que somos Autoridades em Energia Solar, é porque mais do que lhe ajudar a entender o que kW, kWh e kWp significam, nós mostramos a você o valor de nossa expertise na prática. Dessa forma, você pode mensurar os resultados que irá colher conosco desde as primeiras etapas, tendo certeza do bom investimento que fará ao levar a Reevisa até sua propriedade.