Menu

O aquecimento global não é uma história de ficção, está acontecendo e já ultrapassou as temperaturas limites seguras no mundo. A energia solar funciona como uma grande aliada no combate a esse aumento de temperatura. Entenda mais no artigo. 

Em 2023, o aumento da temperatura global ultrapassou o limite, estabelecido pelos líderes mundiais, de 1,5 °C ao longo do ano, conforme noticiado pela BBC News. O aumento das temperaturas globais pode causar o derretimento acelerado das calotas polares, elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos como tempestades mais intensas e frequentes, além de afetar ecossistemas e causar prejuízos à biodiversidade.

Aquecimento global 

O principal fator que contribui para o aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis. Isso porque, a queima desses combustíveis para produzir energia, liberam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa. Esses gases, por sua vez, ficam retidos na atmosfera, formando uma espécie de “cobertor” que impede que o calor escape para o espaço, causando o aumento da temperatura média da Terra. Esse fenômeno, conhecido como efeito estufa, é fundamental para manter o planeta aquecido o suficiente para sustentar a vida, mas o aumento excessivo das concentrações desses gases resulta em um aumento de temperatura desequilibrado, levando a mudanças climáticas cada vez mais imprevisíveis.

Energia solar: aliada contra o aquecimento global 

A energia solar fotovoltaica apresenta-se como a solução mais promissora, no setor de geração de energia, para combater o aquecimento global, como aponta o artigo da National Geographic Brasil.

Conheça todas as vantagens da energia solar.

Estudos demonstram que, durante seu ciclo de vida, a energia solar gera uma quantidade significativamente menor de gases de efeito estufa em comparação a qualquer outra fonte de energia. Uma pesquisa publicada pela Nature Energy, estimou uma medição comparativa de emissão de CO2, entre diferentes fontes de energia elétrica. Cada kWh de energia gerada por fonte solar emite cerca de 6g de CO2. Já a energia gerada pela queima do carvão emite por volta de 109g de CO2, e a hidrelétrica 97g de CO2, por kWh. 

💡 Uma casa equipada com sistema fotovoltaico, que gera cerca de 180 kWh/mês, evita que mais ou menos 1,3 toneladas de CO2 sejam emitidas em um ano.

Além de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, e visto que nenhuma produção de energia é inteiramente livre de impactos ambientais, a energia solar também é, entre todas as fontes disponíveis, a mais sustentável, com menor impacto ambiental. 

Portanto a energia solar é uma grande aliada da sustentabilidade, confirma mais nesse artigo.

Desafios futuros 

Embora a energia solar seja uma opção limpa, enfrenta desafios relacionados ao descarte dos painéis fotovoltaicos e à matéria-prima utilizada em sua produção. O descarte inadequado dos painéis pode gerar poluição ambiental, enquanto a produção dos mesmos requer minerais não renováveis. No entanto, o setor está muito avançado na busca pelas soluções para esses desafios, incluindo o desenvolvimento de métodos de reciclagem e o uso de materiais mais sustentáveis.

A SunR, por exemplo, é uma empresa brasileira especializada em reciclagem fotovoltaica. Recebem e reciclam todos os aparelhos e equipamentos necessários aos sistemas de geração de energia solar, de inversores a estruturas e baterias. O processo realizado pela empresa passa por quatro etapas: coleta, desmontagem, separação e reciclagem.

Uma fonte de energia acessível e democrática

O potencial de crescimento da energia solar é gigantesco, uma vez que pode ser instalada nos mais diversos locais, desde residências e empreendimentos urbanos, até em comunidades rurais afastadas. Sua capacidade de levar energia elétrica a regiões remotas e sua contribuição para a inclusão de grupos minoritários, como comunidades ribeirinhas e tradicionais, no setor energético a tornam uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e econômico.

Entenda como produtores rurais podem contribuir para a sustentabilidade do planeta com as linhas de crédito.

Carlos Rivas, presidente da Acesol em 2022, falou à National Geographic: “É um tipo de energia que está disponível para todos, independente da posição geográfica. Claro que existem zonas mais privilegiadas em relação à radiação do que outras, mas há Sol em todo o lugar.” 

A Reevisa tem como grande objetivo fazer parte dessa transformação na matriz energética. Estamos dedicados a fornecer soluções fotovoltaicas de qualidade e inovadoras, alinhadas com os objetivos de nossos clientes e com o propósito de promover um desenvolvimento econômico cada vez mais sustentável. Trabalhando juntos podemos promover uma realidade mais limpa e próspera para essa e as futuras gerações.

Acompanhe a Reevisa no Instagram, Youtube e Linkedin e fique por dentro das novidades envolvendo a energia solar.

Até breve!