Menu

O selo ESG é uma garantia que as empresas possuem para comprovar a prática de ações sustentáveis.

Sua importância tem se tornado cada vez mais significativa, tendo em vista que é um fator decisivo para escolha de compra dos consumidores, e também um atrativo para investidores. 

Mas, vamos entender mais a fundo sobre esse movimento e como empresas podem adquirir o selo ESG? Continue a leitura!

O que é ESG

O termo ESG é a abreviação das siglas em inglês: environmental, social and governance. Em português, elas significam meio ambiente, impacto social e governança. 

Ele foi criado em 2004, e constou pela primeira vez no relatório da ONU chamado Who Care Wins, com recomendações voltadas à empresas no quesito conservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança em seus planejamentos e práticas. 

No mesmo sentido, a tendência ESG também está alinhada com as estratégias ambientais, sociais, econômicas e políticas definidas pela ONU na Agenda 2030, conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Tais iniciativas marcam uma revolução sustentável no mercado, a nível mundial, relacionando o termo de crescimento econômico aliado à proteção ao planeta. 

Com efeito, o movimento de implementação ao ESG para se tornar uma ‘’empresa verde’’ exige uma conformidade com a legislação ambiental, e boas práticas de gerenciamento dos recursos da empresa, também recebendo o nome de compliance ambiental. 

Por que a sua empresa deve aderir ao selo ESG?

Como já dito, atualmente o selo esg nas empresas é usado como um diferencial competitivo, tanto para os compradores quanto para os investidores. 

Por isso, além de garantir o crescimento da empresa com base em práticas sustentáveis, tem se tornado cada vez mais um fator decisivo para a adequação na economia do futuro. 

Segundo pesquisa da Blooemberg, estima-se que a agenda ESG atraia US$ 53 trilhões em investimentos até 2025.

Outros benefícios podem ser citados:

  • melhor reputação da empresa;
  • redução de custos orçamentários;
  • linhas de créditos específicas para quem adere ao movimento;
  • incentivos do governo;
  • fidelização dos clientes;
  • criação de valor e visibilidade a longo prazo no que diz respeito aos termos ‘’marketing verde’’ e ‘’empresa verde’’.

Da mesma forma, com as atenções voltadas ao cuidado com o meio ambiente, aderir ao selo esg e ao compliance ambiental garante menos riscos de problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e muito mais. 

Isso porque, apesar de se falar inicialmente em sustentabilidade, os pilares do esg vão muito além de apenas uma adequação sustentável. É o que veremos a seguir:

Quais são os pilares do ESG

De acordo com as siglas do ESG, existem três pilares norteadores para que as empresas se adequem, listados abaixo:

Meio ambiente 

O pilar ambiental do ESG é relacionado com a relação das empresas com os recursos naturais, e principalmente a prestação de contas sobre como estão gerenciando as emissões de gases do efeito estufa, bem como a eficiência energética, uso de energias renováveis, e outras práticas relacionadas. 

💡 Leia também: Energia limpa: como ela ajuda a reduzir impactos ambientais?

Social 

O pilar social do ESG, vinculado com a sigla ‘’S’’ de social, diz respeito ao posicionamento da empresa com a responsabilidade social, especialmente relacionadas com os direitos humanos, leis trabalhistas, e o respeito e inclusão à diversidade.

Governança

A sigla ‘’G’’ trata do pilar governamental do ESG, diz respeito à liderança/gestão da empresa baseada em normas éticas. 

Entre as práticas, está a manutenção de compliance nas empresas, protocolos de conduta em ambiente de trabalho, canais de denúncia para funcionários, entre outros. 

Como conseguir o selo ESG para a sua empresa?

Certamente, você já percebeu que ter uma certificação sustentável faz toda a diferença para o seu negócio. 

E, como visto acima, existem diversos critérios para obter o selo ESG. Uma dica é se aprofundar em cada um dos temas, verificar o que já está implementado na sua empresa, e tomar as medidas necessárias para o que ainda falta implementar. 

Dentro do cenário ambiental, empresas estão cada vez mais adeptas ao sistema de energia solar, aliando eficiência energética, economia e sustentabilidade. 

💡 Leia também: Energia solar é um investimento seguro?

Através dela, é possível gerar a própria fonte de energia através das radiações solares sob os painéis fotovoltaicos, que captam a radiação e através dos inversores a transformam em energia, o suficiente para abastecer toda a demanda energética da empresa. 

Que tal conhecer a nossa proposta para instalação de um sistema fotovoltaico para a sua empresa? Somos referência no mercado desde 2015, e estamos prontos para apresentar a melhor solução para que você economize em até 90% da sua fatura de energia!

Clique aqui e conheça os nossos cases de sucesso especialmente relacionados com empresas. 

Nos siga também nas redes sociais Instagram e Youtube e acompanhe esse movimento sustentável que atualmente é a segunda maior fonte de energia do Brasil!

Até mais.