O selo ESG é uma garantia que as empresas possuem para comprovar a prática de ações sustentáveis.
Sua importância tem se tornado cada vez mais significativa, tendo em vista que é um fator decisivo para escolha de compra dos consumidores, e também um atrativo para investidores.
Mas, vamos entender mais a fundo sobre esse movimento e como empresas podem adquirir o selo ESG? Continue a leitura!
O que é ESG
O termo ESG é a abreviação das siglas em inglês: environmental, social and governance. Em português, elas significam meio ambiente, impacto social e governança.
Ele foi criado em 2004, e constou pela primeira vez no relatório da ONU chamado Who Care Wins, com recomendações voltadas à empresas no quesito conservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança em seus planejamentos e práticas.
No mesmo sentido, a tendência ESG também está alinhada com as estratégias ambientais, sociais, econômicas e políticas definidas pela ONU na Agenda 2030, conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Tais iniciativas marcam uma revolução sustentável no mercado, a nível mundial, relacionando o termo de crescimento econômico aliado à proteção ao planeta.
Com efeito, o movimento de implementação ao ESG para se tornar uma ‘’empresa verde’’ exige uma conformidade com a legislação ambiental, e boas práticas de gerenciamento dos recursos da empresa, também recebendo o nome de compliance ambiental.
Por que a sua empresa deve aderir ao selo ESG?
Como já dito, atualmente o selo esg nas empresas é usado como um diferencial competitivo, tanto para os compradores quanto para os investidores.
Por isso, além de garantir o crescimento da empresa com base em práticas sustentáveis, tem se tornado cada vez mais um fator decisivo para a adequação na economia do futuro.
Segundo pesquisa da Blooemberg, estima-se que a agenda ESG atraia US$ 53 trilhões em investimentos até 2025.
Outros benefícios podem ser citados:
- melhor reputação da empresa;
- redução de custos orçamentários;
- linhas de créditos específicas para quem adere ao movimento;
- incentivos do governo;
- fidelização dos clientes;
- criação de valor e visibilidade a longo prazo no que diz respeito aos termos ‘’marketing verde’’ e ‘’empresa verde’’.
Da mesma forma, com as atenções voltadas ao cuidado com o meio ambiente, aderir ao selo esg e ao compliance ambiental garante menos riscos de problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e muito mais.
Isso porque, apesar de se falar inicialmente em sustentabilidade, os pilares do esg vão muito além de apenas uma adequação sustentável. É o que veremos a seguir:
Quais são os pilares do ESG
De acordo com as siglas do ESG, existem três pilares norteadores para que as empresas se adequem, listados abaixo:
Meio ambiente
O pilar ambiental do ESG é relacionado com a relação das empresas com os recursos naturais, e principalmente a prestação de contas sobre como estão gerenciando as emissões de gases do efeito estufa, bem como a eficiência energética, uso de energias renováveis, e outras práticas relacionadas.
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Social
O pilar social do ESG, vinculado com a sigla ‘’S’’ de social, diz respeito ao posicionamento da empresa com a responsabilidade social, especialmente relacionadas com os direitos humanos, leis trabalhistas, e o respeito e inclusão à diversidade.
Governança
A sigla ‘’G’’ trata do pilar governamental do ESG, diz respeito à liderança/gestão da empresa baseada em normas éticas.
Entre as práticas, está a manutenção de compliance nas empresas, protocolos de conduta em ambiente de trabalho, canais de denúncia para funcionários, entre outros.
Como conseguir o selo ESG para a sua empresa?
Certamente, você já percebeu que ter uma certificação sustentável faz toda a diferença para o seu negócio.
E, como visto acima, existem diversos critérios para obter o selo ESG. Uma dica é se aprofundar em cada um dos temas, verificar o que já está implementado na sua empresa, e tomar as medidas necessárias para o que ainda falta implementar.
Dentro do cenário ambiental, empresas estão cada vez mais adeptas ao sistema de energia solar, aliando eficiência energética, economia e sustentabilidade.
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Através dela, é possível gerar a própria fonte de energia através das radiações solares sob os painéis fotovoltaicos, que captam a radiação e através dos inversores a transformam em energia, o suficiente para abastecer toda a demanda energética da empresa.
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Até mais.