Menu

Não ter mais que se preocupar com a “conta de luz” é o sonho de muita gente: energia elétrica residencial, empresarial ou do agronegócio. Inclusive, o tema deste blog é uma dúvida bastante comum entre os clientes aqui da Reevisa.


Apesar de não ser possível zerar completamente a conta através da geração de energia solar, muitas propriedades conseguem economizar até 95% nos gastos mensais. Um investimento que se paga em pouco tempo.

Por que a conta de luz não pode ser zerada?

Capacete de engenheiro da Reevisa sobre uma placa de luz solar

Mesmo quando o sistema de energia solar produz energia para suprir 100% a necessidade de um imóvel, não é possível zerar a conta. Há ainda a cobrança de um valor mínimo.

Essa taxa de consumo mínimo vem de tributos, taxas, custo de disponibilidade e outras despesas com as quais a empresa concessionária arca mensalmente. São os custos para manter a distribuição à disposição e funcionando corretamente.

Ainda assim, a economia mensal gerada pela energia solar (que pode chegar a 95%) faz toda a diferença. Principalmente para quem tem a média de consumo alta e depende de uma fonte de energia cara e cujo valor só tende a aumentar, como é o caso da energia hidrelétrica.

Entenda o que é Custo de Disponibilidade?

As empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e manutenção das redes públicas cobram de todas as unidades consumidoras uma taxa mensal que independe do consumo. Esse é o Custo de Disponibilidade, que tem como objetivo cobrir os gastos básicos para manter a rede pública à disposição e em bom funcionamento. 

De acordo com a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a taxa deve ser incluída na conta de luz conforme o tipo de fornecimento de energia instalado no imóvel. Ele pode ser em rede monofásica, bifásica ou trifásica.

  • Em rede monofásica considera-se a cobrança mínima equivalente ao consumo de 30 kWh 
  • Na rede bifásica considera-se a cobrança mínima equivalente ao consumo de 50 kWh 
  • Em rede trifásica considera-se a cobrança mínima equivalente ao consumo de 100 kWh 

A vantagem de utilizar a energia solar

Propriedade agrícola com sistema de energia solar instalado para reduzir a conta de luz

É neste momento que outra pergunta bastante comum pode surgir: vale a pena investir em energia solar? E a resposta é sim, vale muito a pena.

Embora a sua conta de luz não possa zerar, existe um grande benefício em gerar energia extra: a compensação da energia elétrica.

A compensação é efetuada através de um conceito chamado Net Metering, que só pode ser realizado quando a energia solar é instalada na modalidade On Grid, ou seja, quando ela é conectada à rede pública e não a baterias.

Com o Net Metering, quando seu sistema produz energia além da que é consumida, o excesso é transmitido à rede pública, que gera créditos em quilowatts-hora (kWh). Então o resgate pode ser feito pela unidade que o gerou ou por qualquer outra propriedade que esteja vinculada ao mesmo CPF ou CNPJ. 

Para fazer parte do Net Metering é necessário solicitar a instalação de um medidor específico no imóvel. Dessa forma é possível medir a quantidade de energia injetada na rede pública pelo seu sistema a fim de gerar os créditos em kWh.

Por conta da taxa mínima, zerar a fatura de energia elétrica não é possível. Mas com um sistema de energia solar moderno como o da Reevisa você pode chegar bem perto disso e garantir muito mais autonomia na sua propriedade.