8 curiosidades sobre energia solar que você não sabia

Existem várias curiosidades sobre energia solar que você precisa conhecer. 

Além de saber que você pode economizar até 95% em sua conta de energia, existem outros fatores que tornam o sistema ainda mais especial e promissor para a vida na Terra.

Sem mais delongas, eis a seguir 8 dessas curiosidades!

1. O Brasil tem um dos maiores potenciais de energia solar do mundo

Você sabia que somos capazes de gerar 15 trilhões de MW (megawatts) de energia solar aqui no Brasil?

Sim, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o nosso país tem uma capacidade enorme de ser referência mundial na produção de energia solar. Os 15 trilhões de MW é quatro vezes mais do que uma usina hidrelétrica pode produzir no mesmo período.

Lembrando que dados de 2020 apontam que o Brasil está em 9º lugar no ranking dos países que mais instalou energia solar naquele ano. 

2. As maiores usinas solares do mundo estão na China e na Índia

Imagine um local com 4 milhões de painéis solares instalados? Pois essa é uma usina solar localizada na China e considerada a maior do mundo. Toda essa quantidade gera 850 MW de potência, suficiente para abastecer 200 mil casas com eletricidade. 

Já a usina de Kamuthi, na Índia, apresenta 2,5 milhões de painéis solares, com capacidade de 648 MW de potência. São mais de 570 inversores, 154 transformadores e 7,5 km de cabos!

3. Não é o calor que gera energia solar

Muita gente acha que a energia solar funciona por causa do calor gerado pelo Sol. Mas, na verdade, é a luz do Sol que faz isso. Mais ainda: é a radiação solar a responsável pela produção de energia.

É justamente por isso que mesmo nos dias nublados ou durante o inverno o sistema continua produzindo, pois não é necessário alta temperatura, mas, sim, a presença da radiação solar na atmosfera. 

4. O sistema fotovoltaico não emite ruído, sendo outra das curiosidades sobre energia solar

Muita gente não sabe, mas uma das curiosidades sobre energia solar é que o sistema não faz barulho. 

Isso mesmo: você produz energia elétrica em sua casa, comércio, propriedade rural, indústria ou motorhome, mas não incomoda a vizinhança. 

5. A energia solar não funciona durante a noite

Como vimos, é a luz do Sol que produz a energia, certo? Então, consequentemente, durante a noite não há produção de energia.

Mas isso não significa que você ficará sem luz no imóvel!. No caso do sistema On Grid, a sua energia solar é conectada à rede pública de energia, que abastece o seu imóvel nos períodos de pouca ou nenhuma produção.

Já no sistema Off Grid – muito utilizado em áreas remotas onde não há distribuidora de energia –, a eletricidade produzida pelo sistema durante o dia é armazenada em baterias, que são acionadas durante a noite para continuar abastecendo o imóvel. 

6. A NASA utiliza energia solar no espaço

Outra das curiosidades sobre energia solar é que a própria NASA utiliza o sistema no espaço, mais precisamente, na Estação Espacial Internacional (ISS).

Atualmente, existem 8 painéis solares que geram até 160 kW (quilowatts) de energia durante o dia orbital. Desse total, quase a metade fica armazenada em baterias para serem utilizadas quando a estação está na sombra da Terra, sem a luz solar. 

A novidade é que em parceria com a Boeing, a ISS está prestes a receber 6 novos painéis, que aumentarão entre 20% e 30% a produção de energia, gerando a oportunidade de mais pesquisas e trabalhos no local. 

7. Estádio de futebol brasileiro movido a energia solar

Essa é uma das grandes curiosidades sobre energia solar: você sabia que durante a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, houve uma partida de futebol movida a energia solar?

Foi no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, durante o jogo entre Grécia e Colômbia. Toda a eletricidade do local – e também de outras regiões – foram fornecidas pelo sistema fotovoltaico. 

Ao todo, 6 mil painéis solares na cobertura do local alimentaram o estádio e mais 1.200 casas de médio porte do entorno. 

8. Carro movido a energia solar será produzido em massa

A última das curiosidades sobre energia solar certamente é uma grande novidade: o lançamento do Aptera, o primeiro carro do mundo movido a energia solar e fabricado em larga escala.

Mais de 10 mil pessoas já reservaram o carro, que tem a previsão de começar a ser entregue ainda em 2021.

O Aptera é uma espécie de triciclo elétrico com 10 metros quadrados de células solares e com espaço para duas pessoas. Segundo os fabricantes, o veículo exige apenas 15 minutos de carga para dirigir 240 km sem interrupção. 

O design do carro é bem futurista e está sendo vendido a partir de 25 mil dólares pela startup californiana Aptera Motors. 

E então, o que você achou de todas essas curiosidades sobre energia solar? É até estranho pensar que essa tecnologia está acessível a nós, não é mesmo? Mas essa é uma realidade!

No próximo post, conheça todas as vantagens de utilizar a energia solar em seu imóvel a longo prazo

1 comentário em “8 curiosidades sobre energia solar que você não sabia”

Os comentários estão encerrado.