Energia solar: as vantagens da utilização a longo prazo

Costumamos ressaltar que a imediata queda no valor da conta de luz é uma das grandes vantagens da energia solar.

Mas você já parou para pensar no longo prazo? Afinal, o sistema fotovoltaico tem uma vida útil mínima de 25 anos. Isso significa que as vantagens são ainda maiores.

Portanto, se você ainda está em dúvidas se quer instalar ou não energia solar em seu imóvel, leia agora mesmo este artigo!

A economia na conta de luz é uma realidade ao longo dos anos

Não tem como deixar de mencionar a grande economia na conta de luz. A energia solar pode fazer você economizar até 95% na fatura. 

Você não zera a conta apenas porque precisa pagar a taxa de disponibilidade da concessionária, já que no sistema On Grid, a energia solar é conectada à rede da sua região. 

E se levarmos em conta que o retorno sobre o investimento (ROI) costuma ser a médio prazo, você rapidamente quita todo o investimento inicial e sente ainda mais a economia ao longo dos anos. 

A energia solar valoriza o seu imóvel

Muita gente não sabe, mas instalar energia solar no imóvel – seja ele residencial, comercial, rural ou industrial – faz ele ser mais valorizado no mercado.

Afinal, se você pretende vendê-lo futuramente, os compradores levarão em conta a grande economia que podem ter na conta de energia – sem falar que o sistema já estará instalado e funcionando plenamente, facilitando a vida do novo proprietário. Ou seja, a economia é imediata.

Isso faz com que você possa cobrar um valor justo pelo imóvel, considerando o sistema instalado, e terá de volta o valor do seu investimento junto com a rentabilidade obtida. 

Leia também: entenda a relação econômica e sustentável entre a arquitetura e o sistema fotovoltaico

A energia solar demanda baixa manutenção a longo prazo

Se você ainda não tomou a decisão de instalar energia solar por achar que a manutenção é complicada e cara, saiba que é justamente o contrário.

Para começar, a energia fotovoltaica é composta por, basicamente, três elementos principais:

Esses três elementos demandam uma baixíssima manutenção – principalmente se você realizar a manutenção preventiva. 

A manutenção preventiva é muito simples: basta limpar os painéis solares a cada 6 meses (ou se eles ficarem muito sujos antes desse tempo) e monitorar a produção da energia. 

A energia pode ser monitorada em tempo real

Outra grande vantagem da energia solar a longo prazo é que você monitora em tempo real toda a produção e consumo de eletricidade.

E não é nada difícil: você faz esse monitoramento em seu dispositivo móvel por meio de um aplicativo ou pelo computador.

Em outras palavras, isso significa liberdade de informação e uso consciente: ao saber como está a sua produção e consumo, você consegue prever e colocar em prática medidas econômicas em tempos de alta demanda de energia. A sua casa, empresa, indústria ou propriedade rural agradecem!

E vale lembrar que se você optou pelo Net Metering, quando o sistema gerar mais do que você consumiu, você fica com créditos na concessionária de energia para utilizar em até 60 meses. 

A energia solar é sinônimo de sustentabilidade a longo prazo

Estamos vivendo tempos de escassez de recursos que antes eram vistos como infinitos. 

A falta de água, por exemplo, base da energia hidrelétrica – a principal fonte de energia no Brasil – causa uma série de consequências que vão parar nas contas de luz cada vez mais altas e também na própria natureza, que sente essa escassez.

E se há escassez nas hidrelétricas, as termelétricas são acionadas, emitindo mais gases que provocam o efeito estufa e geram outros problemas para a natureza e a saúde humana. 

Por isso, investir em energia solar também é investir em sustentabilidade a longo prazo.

O Sol é um recurso infinito, disponível em todo planeta e que não possui reações químicas que geram resíduos no meio ambiente. É claro que um impacto mínimo existe, mas ele é pequeno se comparado com todos os benefícios e com as demais fontes de energia. 

Por isso, a sustentabilidade da energia solar também está ligada a:

  • Diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera;
  • Baixo impacto no meio ambiente;
  • Zero poluição sonora, já que a energia solar não emite ruído;
  • Necessidade mínima de manutenção;
  • Ela leva energia limpa e renovável a áreas remotas e de difícil acesso;
  • Ela pode ser utilizada nas empresas e indústrias para uma produção mais consciente e que pode ser revertida em um marketing verde

Portanto, o que você está esperando para aderir à energia solar? Vale muito a pena esse investimento!

No próximo post, vamos falar sobre algumas linhas de crédito disponíveis para que pessoas físicas e jurídicas tenham acesso ao sistema fotovoltaico. 

1 comentário em “Energia solar: as vantagens da utilização a longo prazo”

Os comentários estão encerrado.