Hoje nós queremos falar sobre uma opção que pode ser muito rentável, econômica e sustentável para a sua casa: a instalação de energia fotovoltaica residencial.
Muitos lares têm se beneficiado com ela: em 2022, a Aneel constatou que o Brasil adicionou 9.3 GW em energia fotovoltaica, o que comprova o avanço da adesão dessa geração de energia.
💡 Sugestão de leitura: Números importantes sobre a energia solar no Brasil.
Além disso, o segmento de residências é o que mais opta pelo sistema solar fotovoltaico: cerca de 77% da classe de consumo é residencial, seguido por 13,1% de comércio, 7,6% de propriedades rurais, e 2% do ramo industrial.
Mas, como funciona a energia solar para residências?
A instalação de energia fotovoltaica residencial consiste na instalação de painéis solares fotovoltaicos em residências, junto à sua rede elétrica.
Os painéis, por sua vez, são responsáveis por captar a energia vinda da radiação solar e transformá-la em energia elétrica.
Dentre o kit necessário para instalação do sistema solar, está o inversor, que converte a energia dos painéis, para que seja possível a utilização de aparelhos elétricos/eletrônicos, como se fosse um adaptador de energia para o sistema.
No caso das residências, o inversor fica instalado junto ao quadro de luz, sendo que é indicado que esteja em um ambiente seco e bem ventilado, protegido do sol e da água.
Entenda, abaixo, alguns dos principais motivos que tem feito com que centenas de pessoas optem pela energia fotovoltaica para a sua casa:
Vantagens da energia fotovoltaica residencial
Redução de Custos e, por consequência, ótimo retorno financeiro
As estatísticas apontam que a redução de custos na fatura de energia pode ser de até 95% com a instalação da energia solar.
Certamente, esse número pode ser variável, dependendo da quantidade de energia que será consumida versus a quantidade de energia solar que será gerada, além de que em alguns períodos essa economia pode não ser vista em primeiro momento, como em tempos muito chuvosos e/ou nublados.
Porém, de forma geral e considerando o período de um ano completo, é possível ver o resultado do investimento, sendo que em aproximadamente 4 anos você tem o retorno completo, e em 10 anos um retorno médio de 300%!
Além disso, os painéis solares possuem uma vida útil de aproximadamente 25 anos, se mantidos em condições normais e com limpezas.
Ou seja, esse investimento a longo prazo reduz os gastos e ainda garante um retorno financeiro por aproximadamente duas décadas.
Sem contar na valorização do imóvel com os sistemas fotovoltaicos!
Outro ponto determinante que podemos destacar como um diferencial na redução de custos é que o consumidor se vê livre de oscilações nas tarifas vindas da conta de energia, e, consequentemente, aumentos da sua conta de luz.
Mas os benefícios da instalação de energia fotovoltaica residencial não param por aqui…
Sustentabilidade
A sua contribuição para um mundo mais sustentável e ecologicamente correto pode ser possível através da geração de sua própria energia solar: uma fonte que é 100% limpa e renovável.
Isso porque ela possui a matéria-prima originada da natureza, já que a captação da energia vem exclusivamente da radiação solar.
Sendo assim, você não estará incentivando ou gastando uma energia que libera toxinas ao meio ambiente, como é o caso das energias convencionais.
Comodidade e conforto para o uso de eletrônicos em casa
O relato de diversos consumidores que instalaram a energia solar em sua casa tem sido o mesmo: o conforto de usar os seus eletrônicos e eletrodomésticos, sem se preocupar com um custo elevado na conta de energia.
Isso também gera uma independência energética para as famílias, e menos preocupação especialmente em relação àqueles que são considerados os vilões do elevado gasto na conta de energia, como o ar-condicionado, por exemplo.
Sabemos que no período do verão a conta de luz costuma aumentar em razão do uso mais frequente do ar-condicionado e ventilador, ou ainda durante o inverno com o aquecedor, em regiões muito frias.
💡 Leia também: como economizar na conta de energia durante o verão
Segundo estatísticas, os principais equipamentos que mais consomem energia dentro de casa são:
- Ar-condicionado;
- Chuveiro elétrico;
- Fogão elétrico (cooktop);
- Geladeira;
- Freezer;
- Lavadora de roupas;
- Televisão;
- Videogame.
Esses dados foram extraídos do site Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).
Certamente, ainda deve ser levado em conta a questão da consciência e da sustentabilidade no momento do uso.
Porém, o que tem sido relatado por muitas pessoas que aderem à energia fotovoltaica residencial é a diminuição no custo da fatura ao final do mês, até mesmo aqueles que consomem em uma quantidade de potência dentro do esperado.
Isso confere mais segurança ao consumidor, de poder usufruir, ainda que de forma consciente, dos seus utensílios com maior conforto, sabendo que estão gerando a sua própria energia e que ela será abatida do consumo.
E aí, conta para a gente: você gostou de entender melhor como funciona a energia fotovoltaica residencial e o seu benefício para os lares?
Se ficou interessado em saber mais, clique aqui para conhecer nossos projetos instalados em residências, e como essas casas economizam cerca de até R$ 880,00 na fatura de energia por mês!
Não esqueça de nos seguir no Instagram e Youtube para saber mais sobre como milhares de famílias e negócios têm sido impactados com a energia fotovoltaica!