Saiba quais situações podem comprometer a instalação de energia solar

Para que você aproveite todos os benefícios que o sistema fotovoltaico pode proporcionar, é preciso ficar bem atento quanto à instalação de energia solar.

A energia solar é um investimento – ou seja, você vai dispor de uma quantia de dinheiro para ter um retorno. 

Por isso mesmo, é muito importante que você tenha cuidado ao contratar uma empresa que fará o serviço de instalação. Um simples mal dimensionamento dos painéis, por exemplo, pode comprometer a geração de energia e a sua economia na conta de luz.

A fim de evitar que isso aconteça com você, a seguir separamos algumas situações que podem comprometer a instalação de energia solar. Fique atento a cada uma delas.

1. Estrutura inadequada para a instalação de energia solar 

Toda empresa que se preze precisa analisar atentamente a estrutura do imóvel ou do terreno antes de fazer a instalação de energia solar.

Um cuidado importante, por exemplo, é analisar se a estrutura está preparada para receber os painéis fotovoltaicos e suportar o peso deles. Nesse sentido, a equipe precisa verificar e estudar possíveis reforços, modificações e adaptações necessárias.

Painéis fixados em locais inapropriados significam riscos à segurança dos moradores de todo o entorno. 

2. Painéis solares mal dimensionados

Assim como a estrutura é importante para a instalação dos painéis solares, o dimensionamento deles também é fundamental.

Mas o que isso quer dizer? Significa dois fatores a serem considerados: a direção e a inclinação dos painéis para que eles captem o máximo da radiação solar. E isso tem a ver com a localização geográfica e outras características do local.

Isso também quer dizer que a equipe de instalação de energia solar precisa estudar a melhor forma de dimensionar os painéis para evitar que eles fiquem em áreas de sombreamento (ou fiquem por muito tempo, caso seja impossível evitar totalmente).  

3. Quebra dos painéis solares ao pisar neles

Os painéis solares não foram feitos para serem pisados – e, infelizmente, existem profissionais que não se atentam quanto a esse fato e comprometem a eficiência e a qualidade da instalação de energia solar.

Sim, os painéis são duráveis e resistentes contra as intempéries do tempo (chuva forte, queda de granizo, mudanças bruscas de temperatura, etc.), mas não devem ser pisados.

Por isso, ao fazer a instalação de energia solar (e também a posterior manutenção), a empresa responsável precisa considerar um espaço para que o profissional consiga transitar sobre eles sem pisá-los. Isso precisa constar no projeto. 

4. Inversor solar sem dispositivo de proteção

Outro cuidado fundamental ao fazer a instalação de energia solar é proteger o próprio inversor.

Isso é importante porque, como dissemos, ele é o aparelho responsável por converter a CC em CA. Então, uma proteção precisa ser instalada tanto na entrada quanto na saída do equipamento.

Um sistema de proteção do inversor é formado por disjuntores ou fusíveis, além de dispositivos de proteção a surtos e chaves seccionadoras. 

Na prática, quando o disjuntor é desligado, a CC não é desenergizada, tornando o quadro de cargas seguro sempre que uma pessoa realiza uma verificação, inspeção ou manutenção do sistema.

5. Presença de corrente elétrica nas estruturas metálicas

Outra situação que pode comprometer a instalação de energia solar é a presença de corrente elétrica nas estruturas metálicas, onde são instalados os painéis solares. Isso porque grande parte dessas estruturas é feita de metal, independentemente se os painéis são instalados em telhados, no solo ou em uma laje. 

Para isso, a equipe precisa realizar o procedimento chamado de equipotencialização, para que a presença da corrente elétrica nos metais não afete a potência do sistema. Na prática, todos os componentes metálicos recebem uma interligação com condutores de proteção.

Bom, estes foram apenas alguns exemplos do que pode acontecer se a instalação de energia solar for feita de qualquer maneira.

É essencial contar com uma equipe técnica especializada e experiente nos mais diferentes portes de projetos – desde os residenciais até os projetos maiores em empresas e indústrias.

Por isso, você pode contar com a equipe da Reevisa. Conheça neste link aqui o nosso portfólio de projetos de instalação de energia solar em diferentes localidades.