O que é oversizing e qual seu papel na geração de energia solar?

Neste artigo, vamos tirar uma dúvida comum entre quem pretende instalar energia solar e que tem a ver com o termo oversizing.

Você já reparou que existem diferenças entre as potências dos painéis solares e do inversor solar? Enquanto a associação dos módulos fornece uma determinada potência, o inversor poderá apresentar uma potência menor.

Pois saiba que isso pode ser algo necessário para tornar o sistema fotovoltaico mais econômico, embora essa prática necessite de alguns cuidados importantes para não comprometer a tecnologia. Vamos te explicar melhor a seguir!

As diferenças entre as potências dos painéis solares e do inversor solar

Para entendermos o que é oversizing, vamos explicar sobre as potências de dois equipamentos importantes do sistema fotovoltaico: os painéis solares e o inversor solar.

Cada módulo fotovoltaico que você instala em seu imóvel ou terreno possui uma quantidade potência, que é medida em W (watt). Isso se chama potência nominal e mede a potência máxima de energia que o painel pode gerar em condições normais de utilização. 

Se, por exemplo, um sistema fotovoltaico conter 7 painéis solares de 350 W cada um, significa que todo o sistema possui 2,45 kWp (quilowatt pico) de potência instalada (basta multiplicar 0,350 por 7).

Já o inversor solar é um equipamento responsável por converter a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada – que é a eletricidade que utilizamos, tornando o imóvel pronto para consumir a energia solar. 

O inversor solar também tem uma potência própria e é justamente essa potência que será levada em consideração na hora da transformação da energia solar em energia elétrica. 

Pois bem. Agora sabemos que os módulos e o inversor solar apresentam potências diferentes. Agora, é preciso saber como dimensionar essas potências para que o sistema funcione com a eficiência necessária para gerar a eletricidade. 

Isso é oversizing – e agora você vai entender o que isso significa. 

O que é oversizing e por que ele precisa ser considerado na hora de instalar energia solar? 

Oversizing é uma palavra que significa Superdimensionamento. Trata-se da prática de projetar o sistema de energia solar no qual a potência dos painéis fotovoltaicos instalados seja maior do que a potência nominal do inversor

É aí que entra a dúvida de muita gente: “Mas se o inversor é o equipamento que converterá a energia solar em energia elétrica, ele não deveria ter uma potência maior do que a dos próprios painéis?”.

Ocorre que a potência nominal de cada painel solar não significa, necessariamente, que ela está sendo utilizada em sua capacidade máxima. 

Em geral, ocorrem algumas perdas na eficiência dos painéis por conta de diversas condições, como a angulação dos módulos, a posição, a luminosidade, áreas de sombreamento etc. 

Por isso, quando a equipe de projetos realiza o sobredimensionamento, ela já prevê essas perdas normais no sistema, maximizando a saída de energia nessas condições e permitindo que um inversor, de menor potência, seja instalado sem comprometer a geração.  

Mas, afinal, qual a vantagem de investir em oversizing no sistema fotovoltaico?

Diminuir os custos do sistema fotovoltaico, já que poderá ser adquirido um inversor com menor potência, sem comprometer a produção média estimada de energia solar.

Com o oversizing, o sistema deixará de gerar energia nas melhores condições para focar na geração de energia por mais tempo. 

Como saber se o meu sistema fotovoltaico deve ter oversizing?

Utilizar o oversizing não é um requisito para todos os sistemas fotovoltaicos. A equipe especializada precisa analisar cada caso e definir se o sobredimensionamento no inversor ajudará a tornar o sistema mais econômico para o usuário.

Aliás, é importante que uma equipe experiente realize esse procedimento, pois é preciso seguir todas as especificações e limitações dos fabricantes dos inversores e dos módulos solares. Se mal dimensionado poderá estragar parcial ou completamente o sistema.

De um modo geral, a potência do inversor costuma variar entre 0 e 100% da potência dos painéis. Esse número varia conforme o fabricante, modelo e construção. De modo geral, aqui na Reevisa trabalhamos com inversores de 20 a 50%, garantindo uma boa geração de energia solar com oversizing.

Por isso, mais uma vez reforçamos: é importante contar com uma equipe especializada e que saiba como sobredimensionar corretamente o sistema fotovoltaico, em suas diferentes potências e condições de instalação.

Para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, converse com a nossa equipe da Reevisa agora mesmo