Onde é possível gerar energia solar? Só em casas e empresas?

Esta é uma dúvida bem comum. Afinal, será que os tipos de energia solar existem apenas para imóveis residenciais e empresariais? Será que os painéis solares também funcionam em outros locais?

A resposta da primeira pergunta é “não”, enquanto a da segunda pergunta é “sim”! A energia solar também funciona (e muito bem) em outros locais além de casas e empresas.

Para começo de conversa, você precisa entender sobre os dois tipos de energia solar: 

Tipos de energia solar On Grid e Off Grid

Para entender que a tecnologia fotovoltaica pode ser utilizada em diferentes lugares – inclusive em automóveis, por exemplo – saiba que existem dois tipos de energia solar.

O primeiro tipo é a energia solar on grid. Nesse tipo, o sistema fica interligado com a rede de distribuição de energia da sua cidade. Ou seja, você pode continuar utilizando a rede pública sempre que precisar – e quando o seu sistema produzir mais do que o imóvel utilizou, o excedente é injetado na distribuidora e retorna para você em forma de créditos. 

Em outras palavras, queremos dizer que no sistema on grid, a rede pública de energia funciona como uma espécie de bateria de armazenamento do excedente – esse armazenamento é importante, pois você não quer desperdiçar toda a energia solar que produziu, não é mesmo?

Ok. Mas e se na localidade não houver uma rede pública de energia para você interligar o sistema? Nesse caso, você precisará investir em baterias para armazenar o que produziu. E essa é justamente a característica da energia solar off grid, onde não há ligação com nenhuma rede de energia convencional. 

A partir do entendimento sobre esses dois tipos de energia solar, já dá para perceber que o sistema pode ser utilizado em diferentes lugares, não é mesmo?

Leia também: O que é Net Metering, o sistema que gera créditos de energia para seu a sua energia fotovoltaica

Locais onde é possível instalar energia solar

Bom, até aqui você entendeu que existem dois tipos de energia solar: o sistema off grid, que utiliza baterias para o armazenamento da energia excedente, e o sistema on grid, que utiliza a própria distribuidora de energia da região para essa finalidade.

Por conta dessa diferença, a energia solar pode ser utilizada em diferentes lugares. Vejamos alguns exemplos!

Sistema On Grid

  • Imóveis residenciais;
  • Comércios;
  • Escritórios;
  • Empresas em geral;
  • Usinas de solo onde existe rede pública de energia;
  • Condomínios verticais (prédios) e horizontais (casas).

Sistema Off Grid

  • Propriedades rurais que não contam com rede pública de energia;
  • Imóveis que desejam ter bateria própria para o armazenamento do excedente;
  • Postes de iluminação;
  • Cercas elétricas;
  • Equipamentos elétricos, como bomba de água utilizada na agricultura;
  • Usinas de solo onde não existe rede pública de energia;
  • Automóveis, como motorhomes

Qual é o melhor tipo de energia solar? On Grid ou Off Grid? 

A resposta dependerá da característica e da necessidade de cada projeto, pois a diferença será na utilização ou não de baterias, além da interligação ou não com a distribuidora de energia da região.

De qualquer modo, o sistema mais utilizado é o On Grid, que faz a interligação com a rede pública. Desse modo, o usuário economiza na compra das baterias, além de continuar com a comodidade de poder utilizar a eletricidade convencional quando precisar.

Lembre-se que é possível economizar até 95% na conta de luz no sistema On Grid.

Já no sistema Off Grid, recomendamos que ele seja o escolhido apenas se não houver como ligar o sistema na rede pública – como no caso de motorhomes e propriedade rurais afastadas. Mesmo que o investimento seja mais alto, ainda assim o retorno é garantido e você usufrui de uma energia limpa e renovável.

No vídeo abaixo, assista a alguns projetos de energia solar que instalamos na região:

E então? Dúvida esclarecida? Com os diferentes tipos de energia solar, uma coisa é garantida: a sua economia!

Por falar nisso, se você quer saber o quanto economizaria ao investir em energia solar, acesse gratuitamente o nosso simulador