Menu

Você sabia que atualmente a energia proveniente do sol é a segunda maior fonte de energia elétrica do Brasil? A importância da energia solar tem sido extremamente significativa e aceita pelo cenário energético do Brasil: só no começo de 2023, a Absolar registrou mais de 1,6 milhões de sistemas instalados no país, sendo 79% em residências. 

Em um cenário mundial, o Brasil é o décimo entre os países com maior potência em sistemas fotovoltaicos: aproximadamente 30 GW!

E hoje, nós vamos trazer alguns estudos realizados que demonstram a sua importância, bem como os motivos que tornam a energia solar tão relevante.

Vamos conferir? Fica com a gente nesse artigo!

 

Por que escolher a energia solar?

Os pesquisadores e professores da PUCRS Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, que coordenam o Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar), apontam os principais motivos da importância da energia solar e que fazem com que cada vez mais pessoas busquem por ela, sendo:

  • viabilidade econômica e retorno do investimento em curto prazo (aproximadamente quatro a cinco anos);
  • independência energética em relação à concessionária local;
  • a busca do mundo por fontes de energia renováveis, priorizando a sustentabilidade ambiental. 

Além disso, com tecnologias cada vez mais avançadas e eficientes, cada vez mais consumidores e investidores se sentem confiantes em optar por essa fonte de energia, fazendo com que o Brasil seja uma ponte importante no que diz respeito à importação, comercialização, distribuição e instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Fonte: Blog PUCRS Pesquisa.

Dados como esses corroboram com a importância da energia solar em diversos cenários, desde a economia até a sustentabilidade, por exemplo. 

💡Leia também: 10 perguntas frequentes sobre energia solar

Relação da energia solar com a diminuição de CO2

Veja que interessante o estudo feito pela Agência Internacional de Energia (AIE): até 2050, o uso de energia solar tem a capacidade de reduzir emissões de CO2 em até 6 gigatoneladas!

Em um método comparativo, isso é o mesmo que tirar todos os carros de circulação da Terra por aproximadamente um ano. 

Mas, como essa redução de CO2 é possível?

Segundo a ABSOLAR, a energia solar emite 98% menos CO2 do que as demais fontes de energia, sendo que desde 2012 foram 35,8 milhões de toneladas de CO2 a menos pelo Brasil!

E esse é um marco muito importante, uma vez que o setor energético é a segunda maior fonte de emissão de CO2, perdendo apenas para o setor da agropecuária. (Fonte: CLIQUE AQUI)

Além disso, há também um estudo que aponta que o sistema fotovoltaico pode reduzir/evitar 346 a 366g de CO2 a cada kWh de energia gerada (Fonte: CLIQUE AQUI).

Por isso, para um mundo mais sustentável, é necessário a adoção de medidas sustentáveis para mudar o cenário que estamos vivendo atualmente em relação ao meio ambiente. 

Confira, abaixo, o que se espera para o futuro da energia solar:

 

Perspectivas sobre o futuro da energia solar

Devido aos avanços tecnológicos e crescimento da população, a necessidade de prover conforto através de equipamentos eletrônicos tem aumentado significativamente, e, por consequência, gerando um aumento no consumo da energia elétrica. 

No Brasil, tem-se que até 2030 o consumo de energia triplicará!

De forma paralela, já é amadurecida a ideia de que o uso de fontes fósseis de energia geram CO2 e são nocivas ao meio ambiente, impulsionando a prática de medidas com menor impacto e, ao mesmo tempo, supridoras da demanda de energia que demonstram constante crescimento. 

Assim, tem-se estudado cada vez mais fontes renováveis como alternativa para o fornecimento de eletricidade. Como já dito inicialmente, o Brasil tem como segunda maior fonte de energia com maior crescimento de geração.

💡Leia também: A Energia Solar no Brasil simplificada em 3 números importantes para o futuro

Isso porque cada vez mais, ao longo dos anos, a energia solar se torna acessível em relação à queda de preços, potencial tecnológico e efetivo há mais de 30 anos, e também por não emitirem gases de efeito estufa durante a operação. 

O Brasil também apresenta alta incidência de radiação solar quando comparado a outros países viabilizando os projetos fotovoltaicos em diversas regiões com muito sucesso. 

Por isso, dada a importância da energia solar em todo esse contexto, as expectativas é que até 2040 ela seja a mais importante do planeta. (Fonte: CLIQUE AQUI)

Esperamos que você tenha gostado desse artigo que separamos para você, com dados importantes e com estudos voltados para como a energia solar está se desenvolvendo mundialmente e especialmente no Brasil. 

 

Siga nossas redes sociais Instagram e Youtube, e veja como a Reevisa tem feito parte dessas evoluções! Até mais.