Menu

O mercado de energia solar está em crescimento mundo afora. Afinal, em tempos onde a sustentabilidade é uma das pautas principais nos debates, essa tecnologia vem sendo aprimorada por pesquisadores e especialistas na área.

O que antes era caracterizado pela produção e consumo de eletricidade por meio de painéis solares instalados em telhados ou terrenos, hoje com a tecnologia já podemos conferir uma série de tendências inovadoras e bem interessantes.

Neste artigo, conheça 5 delas!

1. Bateria de armazenamento à base de íon-lítio

Esta tendência do mercado de energia solar ainda está em fase de pesquisa, mas promete revolucionar o setor em breve.

Bom, quando o sistema de energia solar não é ligado à distribuidora de energia da cidade (o chamado Sistema On Grid), a eletricidade produzida é armazenada em baterias (Sistema Off Grid). Essas baterias são feitas de níquel-cádmio ou de chumbo ácido. 

A novidade é que pesquisadores estão desenvolvendo baterias à base de íon-lítio para o armazenamento de energia solar.

Na prática, a capacidade de armazenamento desses produtos torna-se ainda maior, sem falar na alta durabilidade. Aliás, são essas baterias que estão sendo utilizadas em carros elétricos e já têm um custo menor comparado às demais baterias. 

Em outras palavras, essa tendência vai baratear os custos do sistema fotovoltaico em projetos Off Grid, como motorhomes e em áreas rurais que não contam com o fornecimento da rede pública de energia. 

2. Móveis que captam energia solar

Já imaginou uma mesa que produz energia solar, que pode armazenar energia para ser utilizada em outros equipamentos? 

O mercado de energia solar já está pensando nisso. Em Londres,projetos de mesas e janelas já foram lançados em feiras do setor.

A mesa, por exemplo, é construída com células fotovoltaicas, que geram a própria eletricidade. Alguns modelos, inclusive, já vêm com entrada USB para o carregamento de dispositivos eletrônicos.

Foto: Caventou | Fonte: ArchDaily

Escritórios e quem trabalha em home office certamente vão se beneficiar desses aparatos, não é mesmo?

3. Novos painéis fotovoltaicos também são tendência no mercado de energia solar

As pesquisas também têm avançado no campo dos painéis solares. Em breve, diferentes tipos de módulos ficarão mais acessíveis a diferentes projetos, trazendo mais custo-benefícios aos usuários.

Três exemplos são:

  • Painéis solares dupla face: eles prometem capturar a energia solar também no lado que não está voltado diretamente à luz do Sol. Nesse caso, eles captam a partir da reflexão dessa luz no solo, gerando até 20% mais energia.
  • Painéis esféricos: painéis de silício em forma de esfera prometem capturar a luz solar em várias dimensões, aumentando a potência de 15% a 100%.
  • Painéis estilo “girassol”: eles prometem se inclinar de leste a oeste automaticamente, na direção do Sol, produzindo quase 40% a mais de energia. 

Já deu vontade de experimentar agora mesmo essas opções de painéis, não é verdade? Aguardamos confiantes a chegada desses produtos ao mercado de energia solar!

4. Célula solar transparente

Células solares quase transparentes: é o que pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan (EUA) estão desenvolvendo.

Bom, as células solares são componentes dos painéis. São elas que captam a luz do Sol e transformam em energia, já que são feitas de materiais semicondutores, como o silício. 

Como tendência do mercado de energia solar, os pesquisadores estão desenvolvendo células com quase 50% de transparência que, em vez de serem feitas com silício, são feitas com carbono. 

O carbono é um material com alta absorção de luz, baixa resistência, alta corrente e alta tensão, além de ter uma cor neutra com uma certa transparência.

Crédito: Joondong Kim/ Incheon National University

Na prática, se essas células forem instaladas no vidro de prédios, janelas e carros, por exemplo, elas tornariam esses objetos como geradores de energia solar, significando ainda mais economia para os imóveis!

5. Painel solar feito com restos de alimentos

Um estudante filipino está movimentando o mercado de energia solar. Carvey Maigue está desenvolvendo o projeto de um painel solar que reaproveita restos de alimentos e outros materiais para a geração de energia.

Incrível, não é mesmo? O projeto batizado de AuREUS System Technology também promete gerar energia também em dias nublados a partir da conversão da radiação UV em luz visível.

Foto: Jamesdysonaward.org

Como resultado, o sistema fotovoltaico passaria a gerar eletricidade por mais tempo durante o dia, fazendo com que haja ainda mais economia. 

Quanto aos alimentos, restos de vegetais e frutas estão sendo transformados em materiais moldáveis e translúcidos para a produção dos painéis. Isso porque alguns resíduos desses alimentos contam com partículas luminescentes que, quando atingidas pelos raios UV, absorvem e refletem a luz. 

E então? O que você achou de todas essas tendências para o futuro do mercado de energia solar? 

No próximo post, confira tudo sobre os painéis solares que estão disponíveis atualmente no mercado!