Menu

De maneira geral, quando ouvimos falar sobre o kit que compõe o sistema de energia solar, mencionamos os painéis, o inversor e o cabeamento. Mas também existe outro item essencial: a string box.

Esse equipamento é indispensável, pois ele protege o seu sistema fotovoltaico contra descargas e surtos.

Quer entender a importância desse item? Então, continue a leitura!

O que é string box na energia solar?

String box é uma caixa que protege os fios – especificamente os fios da corrente contínua (CC) – que estão conectados nos painéis solares e no inversor solar contra descargas e surtos elétricos. 

Esse equipamento é instalado ao lado do inversor solar, como na imagem a seguir:

Nas pontas estão as string box CC e CA e, no meio, o inversor solar. Foto: Reprodução / Reevisa.

Interior de uma string box CC. Foto: Reprodução / Reevisa.

Interior de uma string box CA. Foto: Reprodução / Reevisa.

Vamos explicar melhor. Quando a luz solar incide nos painéis, o sistema gera a energia chamada corrente contínua (CC). Essa energia é enviada ao inversor solar que a converte em corrente alternada (CA), que é a eletricidade que utilizamos. 

A string box é, portanto, um equipamento que protege a CC, isolando o sistema de produção e protegendo-o de acidentes elétricos (como curto-circuitos e descargas) antes que a corrente seja transformada em nossa eletricidade. 

Simples assim!

Mas vamos mais adiante.

Como a string box protege a corrente contínua da energia solar?

Para entender essa dúvida, basta conhecer os itens que compõem uma string box. São eles:

  • Invólucro: é o quadro que aloja todos os dispositivos e os cabos interligados nos painéis solares.
  • Disjuntor CC: é o dispositivo que protege a corrente contínua gerada pelos painéis contra curtos-circuitos e sobrecargas, garantindo a segurança das instalações.
  • Chave seccionadora: é um dispositivo que faz a desconexão ou o chaveamento dos painéis com o inversor solar, sempre que for necessário.
  • DPS CC: é o Dispositivo de Proteção contra Surto, que pode ser um fusível ou um disjuntor. Ele protege o sistema contra correntes ou surtos de tensão provocados por descargas atmosféricas. 

Leia também: Saiba como proteger o sistema fotovoltaico de descargas elétricas

É realmente necessário instalar a string box no sistema de energia solar?

Sim, é realmente necessário investir em uma string box. Aliás, vale dizer que também existem no mercado inversores solares com esse equipamento já embutido. 

Além de proteger a energia gerada pelos módulos solares, evitando acidentes e falhas no sistema, existem normas de segurança que precisam ser seguidas.

Quanto a essas normas, existem duas que dizem respeito às instalações elétricas de baixa tensão: a NBR 16.690 e a NBR 5.410

De acordo com elas, as instalações elétricas – o que inclui, portanto, o sistema fotovoltaico – precisam contar com dispositivos de proteção contra choques elétricos, sobretensão, incêndios, efeitos térmicos e seccionamento. 

Além disso, a NBR 5.410 também diz que instalações que comportam mais de uma alimentação, cada uma delas deve ter a caixa de distribuição separadamente.

No sistema On-Grid de energia solar, existem duas alimentações: a alimentação dos módulos, que produzem a eletricidade e a alimentação da rede pública de energia, pois o sistema permanece conectado à distribuidora local.

Por isso, a regra é clara: cada uma dessas fontes precisa de dispositivos de proteção – e a string box é o dispositivo de proteção da energia solar. 

Ah! Vale lembrar que a string box não consome energia e, portanto, não interfere na economia que você terá com a energia solar.

E então? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário! Aproveite e confira no próximo post 8 curiosidades sobre energia solar que você provavelmente não saiba